Significado de Cafuné

O que é Cafuné:

Cafuné é o ato de coçar com a ponta dos dedos a cabeça de alguém, popularmente considerado um gesto de carinho e afeto.

Normalmente, o cafuné é um carinho feito entre pessoas com algum nível de intimidade fraternal, geralmente entre membros de uma família, casais ou amigos próximos.

A massagem na cabeça proporcionada pelo cafuné, funciona como um excelente relaxante, sendo popularmente recomendado para as pessoas que estão estressadas e não conseguem dormir.

A prática do cafuné também é observada em alguns animais, como os macacos, que coçam a cabeça de seus pares a procura de insetos e piolhos, ao mesmo tempo que este ato provoca uma sensação de relaxamento entre os seus praticantes.

Mas, na zoologia, o termo correto para o “cafuné entre animais” é catação ou grooming, em inglês.

A palavra “cafuné”, de acordo com alguns etimologistas, teria se originado a partir de um termo do quimbundo, uma das várias línguas bantas angolanas.

No entanto, outras teorias apontam que o cafuné possa ter surgido entre os índios da tribo Bororós, que também tinham o costume de acariciar a cabeça de seus companheiros como uma prática social para catar piolhos.

O fato é que o cafuné se consolidou na cultura social brasileira, estando presente em todas as classes, desde os mais pobres aos mais ricos.

Não existe uma tradução literal da palavra cafuné para o idioma inglês, mas o sentido deste termo pode ser utilizado aproximadamente em outras palavras inglesas, como stroke / stroking ou run one’s fingers through one’s hair.

Exemplos:

“I love to stroke my girlfriends hair” (“Eu adoro fazer cafuné o cabelo da minha namorada”, em português).

“The girl fell asleep while her father was running his fingers through her hair" (“A garota dormiu com seu pai lhe fazendo cafuné”).