Significado de Caixa-preta

O que é Caixa-preta:

Caixa-preta é um equipamento utilizado nos aviões, onde são gravados todos os dados do funcionamento e as conversas da tripulação durante os vôs.

A caixa-preta utilizada nos aviões, tem cor laranja e faixas fluorescentes para terem melhor visibilidade em casos de busca por motivos de acidente. É construída com material resistente que suporta altas temperaturas (1000 graus Celsius) e elevadas pressões em profundidade. A caixa-preta foi criada pelo engenheiro australiano David Warren ao pensar na importância de desenvolver um aparelho que, além dos dados do voo (FDR - Flight Data Recorder), gravasse também as vozes na cabine de pilotagem (CVR - Cockpit Voice Recorder).

Caixa-preta é um conceito da Teoria dos Sistemas que designa um sistema fechado, com mecanismos de estrutura interna não abertos à observação, conhecendo-se apenas valores de entrada (input) e valores de saída (output). Esse significado foi utilizado na atribuição do nome do aparelho que grava os dados de um voo para posterior estudo das causas de um acidente aéreo.

O termo pode também ser aplicado figurativamente às pessoas, por exemplo, um funcionário caixa-preta adquire o significado de egoísta, porque esconde informações ou conhecimento para depois os utilizar como trunfo na tentativa de distinguir-se do grupo de trabalho. Também designa outras situações cotidianas que não se apresentem muito claras ou envolvidas em algum mistério.

Data de atualização: 02/09/2013.