Significado de Calorimetria

O que é Calorimetria:

Calorimetria é a área da Física que estuda os fenômenos relacionados ao calor. Ela é responsável por calcular a energia calorífera, uma forma de energia em trânsito que ocorre entre corpos com temperaturas diferentes.

Esta transferência só é realizada através do contato térmico e da propagação de calor, que faz com que o calor seja transferido do corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura para que o equilíbrio seja atingido.

Propagação de calor

A propagação de calor pode ser realizada de três formas: pela condução, pela convecção e pela irradiação.

Condução

Na condução, a propagação do calor ocorre devido ao aumento da temperatura de um corpo, de maneira que a energia cinética aumenta a partir da agitação das moléculas do corpo.

Um bom exemplo de transferência de calor por condução é quando mexemos uma panela que está no fogo com uma colher de alumínio, onde o alumínio rapidamente fica aquecido.

Convecção

Já na convecção, a transferência de calor ocorre através das correntes de convecção existentes entre líquidos e gases, decorrentes do aumento da temperatura em ambientes fechados.

Um exemplo de transferência por convecção é quando aquecemos água em uma panela fechada, onde a água que está mais próxima do fogo sobe e a que está fria desce.

Irradiação

A transferência de calor por irradiação ocorre por meio das ondas eletromagnéticas. Desta forma não há o contato entre os corpos, como a irradiação do sol no planeta Terra.

No Sistema Internacional (SI), o calor é medido em calorias (cal) ou em joules (J) e uma caloria equivale a aproximadamente 4,2 joules.

Veja também o significado de Calor.

Calor latente, calor específico e calor sensível

Durante as transferências de calor, é possível encontrar o chamado calor latente (Q), que é associado à quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo, de maneira que sua temperatura permaneça a mesma e só modifique seu estado físico.

No Sistema Internacional (SI), o calor latente é medido em J/Kg (Joule/Quilograma), expresso pela fórmula:

calor latente

Onde temos:

Q: quantidade de calor

m: massa

L: calor latente

Também podemos encontrar nas transferências de calor, o chamado calor específico (c), que depende diretamente da substância ou material que é constituído o corpo.

No Sistema Internacional (SI), o calor específico é medido em J/Kg.K (Joule/Quilograma.Kelvin), expresso pela seguinte fórmula:

calor específico

Onde temos:

Q: quantidade de calor

m: massa

Δt: variação de temperatura

Outra variável que se pode encontrar nas transferências de calor é o calor sensível, que corresponde a variação de temperatura de um corpo.

No Sistema Internacional (SI), o calor sensível é medido em J/K, expresso pela fórmula:

calor sensível

Onde temos:

Q: quantidade de calor

m: massa

c: calor específico

Δt: variação de temperatura

Saiba mais sobre o Calor Específico.

Capacidade térmica

Já a capacidade térmica trata da quantidade de calor presente em um corpo em relação a variação de temperatura sofrida por ele.

Diferente do calor específico (c), o qual depende somente do material, a capacidade térmica depende diretamente do material e da massa do corpo.

No Sistema Internacional (SI), a capacidade térmica é medida J/K (Joule/Kelvin), expressa pelas fórmulas:

capacidade térmica

Onde temos:

C: capacidade térmica

Q: quantidade de calor

Δt: variação de temperatura

m: massa

c: calor específico.

Veja também o significado de Temperatura.

Data de atualização: 23/01/2018. O significado de Calorimetria está na categoria: Ciência

Significados Populares