Significado de Caluniador

O que é um Caluniador:

Caluniador é o indivíduo que faz calúnias, ou seja, que conta mentiras com o objetivo de difamar outra pessoa, por exemplo. Uma pessoa caluniadora não é de confiança e, de acordo com a legislação, pode ser condenada por crime contra a honra.

No âmbito jurídico, o caluniador pode ser condenado a uma pena de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos de prisão, mais pagamento de multa, caso seja comprovada a prática da calúnia, conforme especifica o artigo 138 do Código Penal Brasileiro.

Assim como a calúnia, outros atos de desonra e que são passíveis de punição segundo as leis brasileiras são: a difamação, a injúria e os danos morais.

Saiba mais sobre o significado de danos morais.

Entre alguns dos principais sinônimos de caluniador destaca-se: detrator, difamador, ultrajador, mentiroso e maledicente. Por outro lado, o principal antônimo de caluniador é respeitador, um indivíduo que honra e respeita a imagem e dignidade do próximo, sendo ou não este seu amigo ou conhecido.

Etimologicamente, a palavra “caluniador” se originou a partir do latim calumniator, que significa “impostor”, que por sua vez surgiu do termo calvi, que pode ser traduzido como “enganar”.

Veja também: Calúnia.

Data de atualização: 19/02/2019.