Significado de Camarotização

O que significa Camarotização:

Camarotização é um fenômeno social que consiste na separação física entre diferentes elementos da sociedade. Normalmente essa divisão ocorre em função da condição financeira das diferentes classes sociais.

Este verbete tem origem no substantivo masculino "camarote", ou seja, a camarotização é o ato de segmentar em camarotes. Por exemplo, em um teatro, as pessoas que ficam sentadas nos camarotes ficam separadas das outras. Normalmente os bilhetes dos camarotes são mais caros porque têm uma vista privilegiada em comparação com o público em geral.

Existem vários autores que criticam o fenômeno da camarotização, indicando que prejudica a interação social e a igualdade entre classes. Além disso, algumas pessoas afirmam que em certas instâncias a camarotização se opõe a alguns ideais da democracia.

Muitas vezes, a camarotização resulta de uma "elitização" da sociedade, o que causa uma discrepância de realidades e consequente segregação entre os seus elementos. Esta separação pode ocorrer no âmbito cultural, econômico, cultural e outros, e pressupõe a atribuição de privilégios a algumas pessoas. Frequentemente, este fenômeno está relacionado com a ostentação, onde certos indivíduos exibem os seus bens materiais.

Alguns exemplos de camarotização são os condomínios de luxo fechados, as áreas VIP em discotecas e outros estabelecimentos e a primeira classe nos aviões. Nestes casos, pessoas com mais dinheiro estão fisicamente separadas das outras, como se estivessem no seu próprio camarote.

Apesar das muitas críticas, existem algumas pessoas que são defensoras da camarotização, indicando que em muitos casos o seu objetivo não é a segregação social, mas a criação de condições mais protegidas para classes mais vulneráveis, como os idosos, por exemplo. Além disso, outro argumento indica que o problema da separação física entre pessoas não é uma questão de camarotização e sim de distribuição de renda.

Veja também:

Data de atualização: 06/02/2017.