Significado de Câncer

O que é Câncer:

A palavra câncer vem do grego karkínos, que significa caranguejo, e foi utilizada pela primeira vez por Hipócrates, o pai da medicina, que viveu entre 460 e 377 a.C.

Câncer é o nome geral dado a um grupo de doenças que apresentam em comum o crescimento desordenado de células, que tendem a invadir tecidos e órgãos vizinhos.

Câncer também é um dos Signos do Zodíaco, atribuído às pessoas que nascem entre os dias 21 de Junho e 21 de Julho. Seu símbolo é um caranguejo (karkínos) e está associado à constelação de Câncer.

Neoplasia Maligna (Câncer)

As neoplasias correspondem a uma forma não controlada de crescimento celular, também denominadas tumores. Podem ser benignas ou malignas, de acordo com o tipo de crescimento celular apresentado:

  • Neoplasia maligna: caracteriza o câncer propriamente dito. Possui um crescimento celular não controlado, com capacidade de invadir tecidos adjacentes. Suas células podem se disseminar e crescer em locais distantes da sua origem (metástase);
  • Neoplasia benigna: possui um crescimento celular controlado e suas células geralmente estão localizadas em uma única massa tumoral, circunscrita por cápsula ou tecidos adjacentes. Não há risco de metástase ou de invadir tecidos vizinhos.

Metástase é o crescimento neoplásico à distância, sem continuidade e sem dependência do foco primário, ou seja, é a disseminação do câncer para outros órgãos.​

Data de atualização: 07/11/2014.