Significado de Candidíase

O que é Candidíase:

Candidíase é uma micose que acomete a superfície cutânea e/ou mucosas, podendo resultar em candidíase oral, candidíase vaginal, intertrigo, paroníquia e onicomicose. A candidíase vaginal também é conhecida como monilíase vaginal e sapinho.

A doença é causada principalmente pelo fungo Candida albicans, embora outras espécies de Candida também estejam relacionadas com a candidíase.

O fungo Candida geralmente está presente no trato gastrointestinal e na região perianal, podendo também proliferar-se bem no meio ácido da vagina, colonizando-a e promovendo a acidez vaginal. O seu crescimento é controlado através da presença de outros micro-organismos na flora vaginal normal.

A candidíase vaginal não é tradicionalmente considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), uma vez que também acomete mulheres celibatárias e a Candida spp faz parte da flora vaginal. Também não parece estar relacionada com a faixa etária nem com o número de parceiros ou frequência das relações sexuais.

Os sintomas da candidíase são prurido intenso e vermelhidão nos órgãos sexuais, além de ardência ao urinar. Na mulher, provoca também corrimentos brancos.

O desenvolvimento da candidíase pode ocorrer durante o uso de antibióticos ou anticoncepcionais, sendo comum em pessoas diabéticas.

O período de incubação da candidíase varia entre 2 e 5 dias e a transmissão ocorre enquanto durarem os sintomas​. O tratamento normalmente inclui medicamentos antifúngicos em óvulos e/ou por via oral, além de cremes vaginais.

Data de atualização: 19/01/2015.