Significado de Canto do Cisne

O que é Canto do Cisne:

Canto do cisne é uma expressão popular que serve para descrever um gesto ou esforço final, num desempenho dado pouco antes da morte de um indivíduo.

Esta expressão, que é uma frase metafórica surgiu porque havia uma crença antiga que o cisne-branco (cygnus olor), era completamente mudo durante a sua vida até o momento da sua morte, quando exprimia uma bela canção. Hoje é sabido que essa crença que surgiu na Grécia Antiga por volta do século 3 A.C. não é fundamentada, porque os cisnes-brancos não são mudos, pois emitem grunhidos e assobios, e também não cantam ao morrerem.

Apesar da teoria que deu origem à expressão ter sido refutada, a lenda permaneceu ao longo dos séculos e ainda hoje é usada para descrever a derradeira e mais importante obra de um artista, como se este tivesse alcançado nos últimos momentos de vida, uma suprema inspiração artística.

Canto do Cisne de Schubert

Semanas antes de morrer, aos 31 anos, o compositor austríaco Schubert escreveu dois conjuntos de canções sobre poemas de Ludwig Rellstab e Heinrich Heine. No ano seguinte, Tobias Haslinger reuniu o material e publicou uma coleção póstuma com o título de “Schwanengesang” (canto do Cisne em alemão). Eram as últimas criações de Schubert. Alguns acreditam que o compositor pressentiu a sua morte e usou o que lhe restava de vida para criar um último trabalho magnífico.

O significado de Canto do Cisne está na categoria: Expressões Populares