Significado de Canto do Cisne

O que é Canto do Cisne:

O canto do cisne é uma expressão popular metafórica que serve para descrever as realizações mais importantes de uma pessoa.

Esta expressão, que é uma frase figurativa, surgiu a partir de uma crença em que o cisne-branco (Cygnus olor), era completamente mudo durante sua vida até o momento da morte, quando exprimia uma bela canção.

Contava-se que o cisne, ao pressentir a chegada da morte, deixava de ser mudo e cantava uma belíssima canção de despedida de sua existência.

CisneCisne-branco ou cisne-mudo.

A crença do canto do cisne é verdadeira?

Hoje é sabido que essa crença, que surgiu na Grécia Antiga por volta do século 3 A.C, e é atribuída ao filósofo Sócrates, não é fundamentada, pois os cisnes-brancos não são mudos e emitem grunhidos e assobios.

Da mesma forma, já foi comprovado que os cisnes-brancos não cantam antes da morte.

Em quais situações a expressão é utilizada?

Apesar da teoria ter sido refutada, a lenda permaneceu viva ao longo dos séculos e ainda hoje é usada para descrever a derradeira e mais importante obra de um artista.

A frase é usada para expressar que o artista teria alcançado, nos últimos momentos de vida, uma suprema inspiração artística.

Até hoje a expressão é usada para fazer referência a momentos inesquecíveis, como o final inesperado e dramático de uma peça de teatro ou de um filme.

Leia também o significado de lenda e conheça as 5 lendas brasileiras mais misteriosas.

Canto do Cisne de Schubert

Semanas antes de morrer, aos 31 anos, o compositor austríaco Franz Schubert (1797-1828) escreveu dois conjuntos de canções sobre poemas de Ludwig Rellstab e Heinrich Heine.

No ano seguinte à sua morte, Tobias Haslinger reuniu o material produzido e publicou uma coleção póstuma com o título de “Schwanengesang” (canto do cisne em alemão).

Eram as últimas criações de Schubert e alguns acreditam que o compositor pressentiu a sua morte e usou o que lhe restava de vida para criar um último trabalho magnífico.

Veja também o significado de Música e Música Clássica.

Data de atualização: 16/07/2019.