Significado de Capitalizar

O que é Capitalizar:

Capitalizar é um verbo transitivo direto que quer dizer juntar capital ou transformar em capital, a partir de uma perspectiva econômica.

Por capital, na economia, entende-se um conjunto de bens materiais utilizados como meio de produção. Pode ser dinheiro a ser investido em uma empresa, maquinário de fábrica, entre outros.

Na sua origem, a palavra capital vem do latim capitalis, que é aquilo relativo à cabeça (caput), ao que manda. Capitale foi a primeira palavra para designar o conceito dentro da economia, empregado pelos banqueiros italianos no século XVIII para se referir ao montante mais importante de um investimento, depois de retirados juros ou rendimentos. A partir de então o sentido foi sendo ampliado, até a noção de capital contemporânea.

Capitalizar é, portanto, agregar meios de produção, aumentar riqueza ou transformar em algo rentável. Tudo para que funcione bem a atividade central da empresa.

No sentido figurado, também corresponde a tirar proveito, usufruir de uma situação para extrair benefícios.

Como no exemplo:

"algumas celebridades capitalizam seus relacionamentos amorosos, usando-os como inspiração ou como forma de manter-se na mídia".

Assim como também pode significar o ato de reunir características ou valores:

"mesmo que o projeto não tenha dado certo, ela pode capitalizar a experiência e usar o conhecimento adquirido para outras coisas".

Sinônimo de Capitalizar

  • Reunir
  • Juntar
  • Acumular

Data de atualização: 14/09/2016.