Significado de Carniça

O que é Carniça:

Carniça é o nome dado ao corpo de um animal em estado de putrefação.

O cadáver de um animal em decomposição é considerado uma “iguaria” para alguns animais carnívoros e onívoros, como abutres e urubus, por exemplo.

Os animais que comem carniças são classificados como necrófagos ou detritívoros. Estes seres são responsáveis por fazer a “reciclagem” dos organismos mortos, ajudando a evitar a proliferação de doenças provocadas a partir do apodrecimento da carne da matéria orgânica.

Os urubus, assim como os demais necrófagos, conseguem consumir carne em elevado estado de putrefação por possuírem um suco gástrico bastante ácido, que ajuda a matar praticamente todas as bactérias que são ingeridas por esses bichos.

Para saber mais sobre o significado dos urubus, clique aqui.

Na língua portuguesa, a palavra carniça pode ser utilizada na linguagem informal como sinônimo de uma pessoa que serve de alvo para zombarias. É um termo pejorativo que também pode ser usado para descrever alguém que é considerado chato ou indesejado.

Na cultura popular brasileira, carniça também é o nome de uma brincadeira infantil, onde os participantes brincam de pular uns sobre os outros, apoiando as mãos nos ombros ou costas do parceiro.

Uma pessoa é escolhida como obstáculo, enquanto os demais formam uma fila e devem saltar sobre o participante que está parado.

Ver também: o significado de Carnificina.

Data de atualização: 21/03/2016.