Significado de Carvão Mineral

O que é Carvão Mineral:

Carvão mineral é um material rochoso, fóssil, encontrado em jazidas localizadas no subsolo e que pode ser extraído por meio do processo de mineração. Tem em sua composição o carbono, o oxigênio, o hidrogênio, o enxofre e cinzas.

O carvão mineral é a principal fonte de energia utilizada para aquecer os altos fornos das siderúrgicas onde o aço é fabricado, na produção de eletricidade em usinas termoelétricas e também na indústria química na produção de corantes, explosivos, inseticidas, plásticos, medicamentos e fertilizantes.

O carvão mineral, o petróleo e o gás natural são os três combustíveis fósseis que mais poluem a atmosfera. A queima do carvão mineral emite gases que contribuem para a formação da chuva ácida, do efeito estufa e do aquecimento global.

Veja o significado de chuva ácida, efeito estufa e aquecimento global.

O carvão mineral foi o primeiro combustível fóssil utilizado em larga escala. Ele serviu como fonte de energia básica desde o final do século XVIII, com a Revolução industrial, até a primeira metade do século XX, quando foi superado pelo petróleo. Era usado para aquecer os altos fornos das siderúrgicas e para movimentar as máquinas a vapor que deram grande impulso no desenvolvimento da indústria.

Formação do carvão

O carvão mineral é uma substância sólida de origem orgânica resultante da transformação de restos vegetais soterrados há milhões de anos. Os primeiros depósitos de carvão mineral formaram-se durante a Era Paleozoica, há cerca de 350 milhões de anos.

No processo de formação do carvão, isto é, na transformação dos vegetais em carvão, são observados quatro fases, de acordo com o teor calorífico:

  • Turfa – é a primeira fase, refere-se à deposição e putrefação dos restos vegetais em ambientes de várzeas ou de pântanos. Apresenta baixo teor calorífico.
  • Linhito – é a segunda fase. Trata-se de um material escuro e que ainda apresenta elevado percentual de água e baixo percentual de carbono.
  • Hulha – é a terceira fase, o carvão propriamente dito. É solido, tem cor negra e pode ser transformado em “coque” (carvão metalúrgico).
  • Antracito – é a última etapa. Apresenta elevado teor de carbono (90% a 96%), cor negra, brilhoso e elevada dureza.

Data de atualização: 12/05/2016.