Significado de Cataplasma

O que é Cataplasma:

Cataplasma é uma pasta medicamentosa resultante da mistura de diferentes ingredientes, tendo como base farinhas, raízes e folhas, e que é aplicada sobre ferimentos e inflamações corporais.

Normalmente, o cataplasma é aplicado em panos e gazes que envolvem a área afetada no corpo, servindo como parte do curativo. A mistura dos ingredientes que compõem esta papa ajuda no processo de cicatrização e evita ou elimina prováveis infecções.

Os cataplasmas podem ser feitos a partir de diferentes ingredientes, principalmente com ervas e raízes naturais, sendo que cada uma é eficiente para tratar os sintomas de determinadas doenças.

Para fazer um cataplasma (que também é conhecido por emplastro) é importante ter conhecimento sobre a influência que cada erva ou material utilizado exerce sobre o corpo humano, para que possa surtir um efeito positivo sobre a área afetada.

Por norma, os cataplasmas costumam ser usados para o tratamento de furúnculos, queimaduras solares, inflamações musculares, entre outros. 

No sentido figurado da palavra, cataplasma também pode representar a condição de uma pessoa fraca, doente e débil. Este termo ainda pode ser empregado para se referir ao indivíduo que tem movimentos lentos, sem energia e apáticos.

Etimologicamente, este termo se originou a partir do grego katáplasmatos, que pode ser traduzido como “um revestimento que se aplica” ou “emplastro”.

O significado de Cataplasma está na categoria: Medicina