Significado de Catatônico

O que é Catatônico:

Catatônico é um indivíduo que sofre de catatonia, um estado de perturbação psicomotora que pode ser provocado por fatores psicológicos ou neurológicos.

O catatônico costuma apresentar uma condição de extrema passividade, negativismo, mutismo, rigidez corporal ou, em alguns casos, grande agitação.

A forma mais conhecida do estado catatônico é justamente a rigidez e imobilidade do corpo, fazendo com que o indivíduo catatônico permaneça horas, dias ou mesmo semanas na mesma posição, sem se mover.

A maioria dos catatônicos permanecem completamente alheios ao mundo ao seu redor, sem reagir aos estímulos ou contato com outras pessoas.

Tradicionalmente, o comportamento catatônico está associado como uma das condições da esquizofrenia. No entanto, este transtorno pode aparecer devido a outras perturbações mentais, não se caracterizando como algo único do esquizofrênico.

Saiba mais sobre o significado da Esquizofrenia.

Diversas outras causas médicas podem levar ao desenvolvimento do comportamento catatônico, como depressões profundas, câncer cerebral, traumatismo craniano, grandes traumas psicológicos, entre outros transtornos.

Sintomas do estado catatônico

Entre os principais sintomas que as pessoas apresentam quando estão em estado de catatonia, está:

  • Negativismo (perda das capacidades e rotinas que desempenhava antes);
  • Sugestionabilidade (ser altamente influenciado por ideias de outras pessoas);
  • Imobilidade prolongada ou extrema atividade motora;
  • Mutismo (ficar longos períodos de tempo sem falar);
  • Ecopraxia (imitar os movimentos de outras pessoas);
  • Ecolalia (repetição de sons);

Nos casos mais comuns, a catatonia pode ser dividida principalmente em: esquizofrenia catatônica e depressão catatônica.

Na esquizofrenia catatônica, os principais sintomas são: imobilidade ou agitação motora; perda do contato com a realidade; e, em alguns casos, intensas alucinações e episódios de violência.

Já na depressão catatônica, o indivíduo apresenta estado de apatia severa, mutismo, lentidão ou imobilização dos movimentos e anedonia (incapacidade de sentir emoções).

Descubra mais sobre o significado de depressão.

Data de atualização: 09/01/2016.