Significado de Catupiry

O que é Catupiry:

Catupiry é uma marca registrada brasileira de requeijão.

A origem da palavra Catupiry não é muito clara, mas alguns autores afirmam que em tupi-guarani (língua indígena brasileira), esta palavra significa "excelente".

O catupiry é um caso de uma marca que atingiu uma popularidade tão grande que o nome da marca passa a descrever o próprio produto. Assim, a palavra catupiry é frequentemente usada para descrever um tipo de requeijão cremoso, mesmo que não seja da marca Catupiry.

A produção do requeijão Catupiry começou em 1911 em Minas Gerais, comandada pelo imigrante italiano Mário Silvestrini. Mais tarde, em 1949 o produto começou a ser feito em São Paulo, onde a empresa está atualmente sediada.

Esta palavra está inevitavelmente relacionada com o mundo da culinária, e existem centenas de receitas que têm o Catupiry como um dos seus ingredientes. Algumas delas são torta ou empadão de frango com catupiry, camarão com catupiry. Também existem pizzas e pastéis feitos com catupiry. Além disso, em alguns restaurantes, “ao catupiry” é uma expressão comum.

Data de atualização: 24/10/2013.