Significado de CD-ROM

O que é CD-ROM:

CD-ROM é a sigla de Compact Disc Read-Only Memory (Disco Compacto de Memória Apenas de Leitura), um componente eletrônico que armazena informações, em um formato compacto, que podem apenas ser lidas, mas não gravadas pelo usuário.

Por norma, os conteúdos e informações contidos nos CD-ROM's já são gravados pelos fabricantes, ou seja, o usuário não poderá executar qualquer tipo de gravação ou edição do material inserido no CD-ROM.

O CD-ROM foi criado em 1985, juntamente com a invenção do Compact Disc (CD), justamente com a finalidade de armazenar um grande número de informações em um espaço compacto. A nomenclatura ROM é oriunda de Memoria ROM, ou seja, memória flash ou instantânea. Esta invenção foi patenteada pelas marcas de eletrônicos Sony e Philips.

Podem ser armazenados qualquer tipo de dados no CD-ROM, desde arquivos de texto, fotos, vídeos ou músicas.

Existem duas principais categorias de CD-ROM's: os CD-RW (Compact Disc ReWritable, ou "Disco Compacto Regravável", em português), que permite ao usuário gravas vários dados no CD e em mais de uma vez, funcionando como se fosse um pen-drive; e os CD-R (Compact Disc Recordable, ou "Disco Compacto Gravável", em português), que permite a gravação de conteúdos no CD pelo usuário, no entanto a gravação é permanente, não podendo ser regravado, como acontece com o CD-RW.

Ver também:

Data de atualização: 22/12/2014.