Significado de Célula

O que é Célula:

Célula é a ​menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva.

Foi descoberta em 1665 pelo matemático inglês Robert Hooke, que observou células de cortiça através do microscópio. Foi ele quem deu o nome "célula", do latim cella = pequena cavidade, compartimento ou peça de uma casa.

As células são envolvidas por uma membrana celular e preenchidas com uma solução aquosa concentrada de substâncias químicas chamado citoplasma, onde se encontram organelas dispersas.

Existem 2 tipos de células: 

  • Células Procariontes: Não possuem carioteca (membrana nuclear). Fazem parte deste grupo as bactérias (arqueobactérias e eubactérias);
  • Células Eucariontes: Apresentam o núcleo separado do citoplasma pela carioteca. Compõem a maioria dos seres vivos (protozoários, fungos, plantas e animais).

Os seres vivos podem ser classificados como unicelulares ou pluricelulares, de acordo com o seu número de células:

  • Unicelulares: Formados apenas por uma única célula. São eles as bactérias, as cianofitas, os protozoários, as algas unicelulares e as leveduras;
  • Pluricelulares: Formados por várias células. São os fungos, as esponjas, os vegetais e os animais.

Em alguns seres pluricelulares as células organizam-se e formam tecidos, que são conjuntos de células que atuam coordenadamente para executar determinada função. Os tecidos, por sua vez, agrupam-se e formam os órgãos, que compõem os sistemas (digestivo, nervoso, respiratório, circulatório).

Data de atualização: 09/12/2014. O significado de Célula está na categoria: Medicina