Significado de Censo e senso

O que é Censo e senso:

Censo e senso são palavra homófonas na língua portuguesa, ou seja, possuem a mesma pronúncia, mas são escritas de maneira diferente e os significados de ambas são totalmente distintos.

A palavra censo (com a letra "c") deve ser utilizada no contexto de representar um conjunto de dados estatísticos, úteis para informar as diferentes características dos habitantes de uma cidade, um estado ou um país, por exemplo.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o responsável em realizar os censos no âmbito nacional, coletando informações sobre os brasileiros para ajudar a identificar as condições de vida da população.

Saiba mais sobre o significado de Censo.

Já o termo senso (com a letra "s") significa o ato de raciocinar, julgar ou apreciar algo, alguém ou alguma coisa. Quando se diz que alguém "tem senso", quer dizer que essa pessoa possui entendimento, prudência, discernimento ou um juízo claro sobre alguma situação.

A palavra senso pode ser empregada para expressar diversos significados, dependendo do contexto, como senso comum, senso estético, senso moral, senso ético, bom senso, senso de humor e etc.

Saiba mais sobre o significado de Senso.

Data de atualização: 06/02/2017.