Significado de Chacina

O que é Chacina:

Chacina é a ação de matar várias pessoas ao mesmo tempo, uma forma de assassinato cruel e brutal, caracterizado também como um massacre.

No significado original, chacina quer dizer o esquartejamento e matança de suínos e bovinos, principalmente o processo de “curar” ou “salgar” a carne de porco.

O ato de matar esses animais era sempre muito violento, pois eram desmembrados e cortados aos pedaços.

Os assassinatos de muitas pessoas juntas, de modo cruel, lembrava a cena sanguinária do abate dos animais, fazendo com que a palavra chacina começasse a ser utilizada para classificar este tipo de crime.

Etimologicamente, o termo “chacina” se originou a partir do latim vulgar siccina, que significa “carne seca”.

Entre alguns dos sinônimos mais comuns de chacina, destaca-se: carnificina, matança, morticínio, hecatombe e fuzilamento.

Chacina da Candelária

A chacina da Candelária foi um crime que chocou o Brasil em 1993, quando oito adolescentes sem-teto foram assassinados por policiais militares próximo à Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro.

Os jovens mortos tinham entre 19 e 11 anos de idade.

Chacina do Carandiru

A chacina do Carandiru ou massacre da Casa de Detenção de São Paulo, como também ficou conhecida, foi a ação de intervenção da polícia militar para controlar uma rebelião de presos, que acabou matando 111 detentos.

Ver também o significado de genocídio.

Data de atualização: 17/08/2015.