Significado de Chantagear

O que é Chantagear:

Chantagear é o ato de realizar chantagem, ou seja, prometer alguma coisa a alguém para que essa pessoa se comporte de determinada forma. Uma tentativa de extrair dinheiro ou outra fonte de renda de um indivíduo, sob ameaça de tornar públicos informações ou fatos pessoais acerca de seu presente ou de seu passado.

A palavra chantagear é classificada como um verbo intransitivo e verbo transitivo direito na língua portuguesa.

O ato de chantagear pode também estar relacionado com a promessa de agrados, favores ou ameaças na tentativa de convencer ou forçar alguém a agir de determinado modo ou afirmar um assunto que não seja verossímil.

A chamada "chantagem emocional" é caracterizada por envolver os sentimentos de uma pessoa em troca de algo, quando a chantagem não envolve trocas de bens materiais, mas sim favores ou serviços.

Em inglês, a palavra chantagear é traduzida como blackmail.

Sinônimos de chantagear

  • ameaçar
  • coagir
  • extorquir
  • vigarizar

Chantageia ou chantagia

A forma correta de escrita da palavra é chantageia. A palavra "chantagia" está errada. Chantageia é a forma conjugada do verbo chantagear, na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2ª pessoa do singular do imperativo.

Chantagem é crime

No Brasil, o ato de chantagear alguém pode ser caracterizado como crime de extorsão. Ameaças, sejam da natureza que forem, de revelar segredos ou de propagar falsas informações a respeito de um indivíduo, em troca de dinheiro ou favores, para que provoque escândalos e desonre a sua imagem é categorizada como crime imoral, de calúnia e difamação, segundo a lei brasileira.

Chantagem no Código Penal

Algumas chantagens podem ser consideradas extorsão, algo que está previsto no artigo 158 do Código Penal:

"Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa".

A pena pode ser de reclusão, que varia entre os quatro e dez anos de prisão, mais pagamento de multa.

Data de atualização: 23/12/2014.