Significado de Chavoso

O que é Chavoso:

Chavoso é uma gíria popular no Brasil usada para se referir a uma pessoa que é considerada "estilosa" e "charmosa" por determinado grupo, principalmente entre os funkeiros e comunidades da periferia.

O chamado "estilo chavoso" ficou conhecido através do MC Naldinho, como uma referência ao "funk ostentação", sendo que a gíria tem origem a partir da expressão "chave de cadeia", usada para representar um indivíduo que é propenso a causar confusão e chamar a atenção da polícia.

Uma das características mais particulares dos "moleques chavosos" é o uso da meia até a altura da canela, em conjunto com uma bermuda e um par de sapatos de marca, de preferência.

Aliás, devido a natureza de ostentar bens materiais e o estilo de playboy, os "meninos chavosos" e "meninas chavosas" costumam usar sempre roupas e acessórios que mostram claramente as suas grifes, mesmo que sejam imitações.

Chavoso e Swag

Ambas as gírias representam basicamente a mesma coisa: uma pessoa de aparência e atitudes que impressionam ou chamam atenção. As pessoas consideradas "chavosas" ou "com swag" são tidas como "descoladas", "maneiras" e "legais", por exemplo.

A diferença, no entanto, está no fato da palavra chavoso ser usada apenas por pessoas de determinado grupo, em especial os funkeiros, como já dito. Já swag é um termo que surgiu na língua inglesa e é usada principalmente por membros do hip-hop, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado de Swag.

Data de atualização: 09/03/2017.