Significado de Chipotle

O que é Chipotle:

ChipotleChipotle é o nome de uma pimenta muito popular na culinária mexicana e também em fusões de gastronomias, como mexicana-americana e tex-mex.

O chipotle é uma pimenta vermelha, com sabor forte, que muitas vezes é vendida em conserva, em pó ou em molhos, que podem ser usados em guisados de carne ou consumidos com outros aperitivos.

A pronúncia desta palavra é "chi-pô-tle".

Quando os jalapeños (ou pimenta-jalapenho), que são verdes amadurecem, eles ficam vermelhos, e são transformados em chipotles. Os jalapeños vermelhos são colhidos e colocados em placas de metal dentro de um compartimento de fumo, onde permanecem durante vários dias. Dessa forma, eles perdem a sua umidade e ficam com a aparência de passas ou ameixas secas.

O molho da marca tabasco com chipotle é um dos mais famosos e muito usado na preparação de vários pratos. É frequentemente usado em carnes, antes de ser cozinhada ou antes de ser servida.

Esta palavra tem origem no idioma Nahuatl (ou náuatle) em que a palavra xipotli é composta pela junção de xilli (que significa pimenta) e poctli (que significa fumaça).

Chipotle também é um restaurante de gastronomia de inspiração mexicana. O primeiro foi fundado nos Estados Unidos em 1993, e atualmente tem mais de 1500 estabelecimentos comerciais, com alguns deles na Inglaterra, Canadá, Alemanha e França.

Leia também o significado de Pimenta.

Data de atualização: 28/11/2018.