Significado de Ciência da Computação

O que é Ciência da Computação:

A ciência da computação é a área responsável por estudar as técnicas, metodologias e instrumentos necessários para a automatização do processo das máquinas, assim como também é responsável por desenvolver soluções que utilizem o processamento digital.

É uma ciência que não se restringe em estudar apenas os algoritmos e a sua aplicação nos sistemas de computadores, os chamados softwares. Ela abrange todo e qualquer conhecimento que envolvam estes sistemas, como a telecomunicação, as aplicações tecnológicas e tudo que diz respeito ao tratamento de entrada e saída de dados que se transformam em informação.

Ver o significado de Software.

O profissional de Ciência da Computação dedica-se aos aspectos científicos, no desenvolvimento, na gerência e na adaptação destes sistemas computacionais, além de atuar no processamento dos dados científicos e técnicos e dar assistência na manutenção de rede e de conexões com a internet. Ele analisa as necessidades dos usuários, desenvolve softwares e aplicativos, dos mais básicos até os mais complexos, para trazer benefícios e facilitar a vida.

Curso de Ciência da Computação

Por ser uma área onde exige muitos conhecimentos técnicos sobre cálculos e algoritmos, o curso de Ciência da Computação está ligado à área das Ciências Exatas.

O curso tem duração de 4 anos, onde são estudadas disciplinas básicas como matemática, cálculo, eletricidade e fundamentos da computação, além de inglês, administração e empreendedorismo. A parte técnica envolve disciplinas como linguagens de programação, sistemas de hardware e software, redes e robótica.

Veja também o significado de Hardware.

O significado de Ciência da Computação está nas categorias: Geral, Tecnologia