Significado de Ciência política

O que é Ciência política:

A ciência política é a disciplina que se dedica em estudar os sistemas, instituições, processos e fenômenos políticos em um determinado governo ou Estado.

Esta é uma área que busca compreender a estrutura e as mudanças dos processos de governo ou qualquer sistema de organização que garanta segurança, justiça e direitos civis aos cidadãos. Ela também analisa os diversos comportamentos políticos que existem, sobretudo nos processos de embate que visam a distribuição de poderes dentro do Estado.

Este termo foi inicialmente cunhado pelo professor Herbert Baxter Adams, da Universidade Johns Hopkins, em 1880.

Para a realização dos seus estudos, a ciência política recorre a várias outras áreas do conhecimento humano, sobretudo as mais relacionadas com as ciências sociais, pois grande parte das teorias que dão base para os estudos da ciência política partem dos campos de estudo da economia, do direito, da história, da antropologia, da administração pública, entre outras.

O estudioso desta área é chamado de cientista político. Eles podem estudar instituições, empresas, sindicatos, igrejas ou qualquer outra organização cuja estrutura e processo de ação seja semelhante ao de um governo.

Veja também o significado de Política e Ciências Sociais.

Curso de ciência política

No Brasil, a formação em ciência política não possui tanta tradição quanto em outros países. Ela é tida como um campo específico do conhecimento, que abrange várias áreas de conhecimento das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas. Entretanto, existe uma demanda cada vez mais crescente do curso.

Ele tem a duração média de quatro anos, divididos em oito semestres onde os alunos estudam a política entendida de maneira ampla, ou seja, a formação de partidos políticos, instituições e governos, políticas públicas, etc.

Dentro do curso, os alunos têm disciplinas como sociologia, economia, antropologia, história, direito, entre outras. Ao final, é necessária a apresentação de um trabalho de conclusão.

Data de atualização: 25/07/2018.