Significado de Ciências Atuariais

O que são Ciências Atuariais:

É a ciência que avalia os riscos financeiros nos campos de seguros e finanças em organizações privadas ou públicas, usando métodos matemáticos e estatísticos.

A ciência atuarial aplica a matemática da probabilidade e da estatística para definir, analisar e resolver as implicações financeiras de futuros eventos.

Por que e como surgiu a ciência atuarial?

A ciência atuarial surgiu no final do século XVII, com o objetivo de utilizar a matemática formal para avaliar os riscos de seguros de vida. Neste mesmo período, ocorreu um considerável aumento da demanda por cobertura de seguros a longo prazo.

Ao longo do tempo, a ciência atuarial passou a ser multidisciplinar, incluindo a probabilidade, estatística, economia, finanças e até mesmo a ciência da computação.

Historicamente a ciência atuarial utilizou modelos determinantes na construção de tabelas de valores no ramo de seguros.

Nos últimos anos, sofreu mudanças revolucionárias devido ao grande desenvolvimento tecnológico e a larga modernização da teoria financeira.

Atualmente muitas universidades ao redor do mundo oferecem o curso de bacharel em ciências atuariais. Este curso consiste em uma base sólida em matemática, estatística e economia e em todos os tipos de investimentos financeiros.

Em que trabalha um profissional das ciências atuariais?

O profissional que inicia na área de ciências atuariais atua principalmente no setor de seguros. Eles são consultados pelas seguradoras para avaliarem os riscos dos titulares ou empresas que solicitam as apólices.

Assim, elaboram taxas de mortalidade e incapacidade com base na demografia, localização e outros fatores relacionados que estabelecem as probabilidades de eventos indesejáveis.

Eles determinam também, por exemplo, quanto um empresário precisa pagar para assegurar sua propriedade, ou salvaguardar seus bens para o futuro. Para isso, estuda e analisa todos os fatores de risco.

Eles também trabalham em organizações públicas ou privadas, auxiliando nos processos de crescimento e tomada de decisão, analisando seus riscos financeiros.

Muitos profissionais da área atuam como consultores, trabalhando de forma independente e fornecendo seus conhecimentos para o governo ou empresas privadas.

Onde as ciências atuariais podem ser aplicadas?

Os seguros, sejam de vida ou bens, é a principal área de aplicação da ciência atuarial. No entanto, essa ciência também é constantemente utilizada nas organizações, para analisar seus possíveis riscos e melhorar as importantes decisões financeiras.

Existem três focos principais da aplicação das ciências atuariais em uma empresa:

  • Identificar a possibilidade de um evento ruim ou uma catástrofe financeira;
  • Avaliar uma solução para gerenciar e minimizar a possibilidade de ocorrência de um evento ruim;
  • Analisar as perdas que o risco pode trazer, e elaborar soluções para reduzir suas consequências para a economia da organização.

Veja também os seguintes significados:

Data de atualização: 09/04/2019.