Significado de CIF

O que é CIF:

CIF significa "Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde", e é o modelo atual usado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para saúde e incapacidade. Constitui a base conceitual para definição, medição e desenvolvimento de políticas nesta área.

A CIF aborda a funcionalidade e a incapacidade de acordo com as condições de saúde, indicando o que um indivíduo pode ou não pode fazer no cotidiano, de acordo com as funções dos órgãos ou sistemas e estruturas do corpo.

Este modelo apresenta grandes vantagens quando implementado e pode ser muito importante quando usado nas práticas clínicas, no ensino e na pesquisa.

Por representar um modelo biopsicossocial, a CIF apresenta uma visão coerente das diversas perspectivas da saúde: biológica, individual e social.

Este modelo pretende facilitar também a divulgação de informação na área dos cuidados de saúde pessoais, da prevenção, promoção da saúde e aumento da participação, destruindo barreiras sociais e incentivando os apoios e facilitadores sociais.

Frete CIF

CIF também pode se referir à sigla determinada pelo Incoterms, que significa Cost, Insurance and Freight ou em português "Custo, Seguros e Frete".

Neste caso, a norma CIF determina que o fornecedor é o responsável por todos os aspectos da entrega, como o frete e o seguro marítimo. O fornecedor tem a responsabilidade até a mercadoria chegar no seu destino.

Veja também:

Data de atualização: 27/06/2018.