Significado de Cinesioterapia

O que é a Cinesioterapia:

Cinesioterapia é um ramo da fisioterapia que se dedica a terapia com movimentos, estes responsáveis pela reabilitação de funções motoras do corpo.

Etimologicamente, cinesioterapia se originou a partir da junção das palavras gregas: kínesis, que significa “movimento”, e therapeia, que quer dizer “terapia”. Esta terapia é estudada através da cinesiologia, que significa “estudo do movimento”.

Na prática, a cinesioterapia consiste na execução de movimentos ativos e passivos, de caráter terapêutico, com o intuito de encontrar todos os pontos de disfunção do corpo e aplicar a terapia adequada para cada situação.

Os movimentos ativos são aqueles realizados pelo próprio paciente, enquanto que os passivos são feitos com auxílio total do terapeuta.

A cinesioterapia costuma ser aplicada em consonância com outras terapias, como a hidroterapia, terapias manuais e etc.

Entre alguns dos exercícios terapêuticos aplicados na cinesioterapia estão: alongamentos, reeducação da postura, equilíbrio corporal, coordenação motora, exercícios respiratórios, e etc.

A cinesioterapia auxilia a aliviar as dores musculares, na amplitude dos movimentos do corpo, na melhoria da postura, entre outros benefícios.

Normalmente, esta terapia costuma ser recomendada para indivíduos com problemas neurológicos, cardíacos, respiratórios, disfunções ortopédicas e que sofreram lesões no sistema músculo-esquelético.

A técnica da cinesioterapia também pode ser aplicada para a recuperação da função respiratória, através de exercícios que ajudam a melhorar o movimento de ventilação da respiração. Esta terapia é conhecida como cinesioterapia respiratória.

Ver também: o significado de Fisioterapia em RPG.

O significado de Cinesioterapia está na categoria: Medicina