Significado de Citologia

O que é Citologia:

Citologia, atualmente designada Biologia Celular, é a ciência que estuda a estrutura, a composição e a fisiologia das células, através das membranas celulares, do citoesqueleto, das organelas citoplasmáticas e dos componentes nucleares.

A palavra "citologia" vem do grego, onde kytos = célula e logos = estudo.

A Citologia é um dos ramos das ciências naturais e a sua história está intimamente relacionada com o advento do microscópio.

O nome célula foi utilizado pela primeira vez em 1665, pelo cientista inglês Robert Hooke em 1665, ao fazer a primeira observação de células em fragmento de cortiça.

A Citologia (Biologia Celular) progrediu substancialmente no último século graças ao aumento do poder de resolução dos instrumentos de análises, desenvolvimento de novas tecnologias e à convergência da citologia com a Genética (Citogenética), Fisiologia (Fisiologia Celular), Bioquímica (Citoquímica), Imunologia (Imunocitoquímica), entre outras ciências.

Praticamente todas as transformações funcionais e físico-químicas do organismo têm lugar na arquitetura molecular da célula, pelo que o conhecimento da sua organização submicroscópica ou ultra-estrutural é de interesse fundamental.

O descobrimento de sequências de aminoácidos, estruturas e disposição tridimensional da molécula, os estudos sobre enzimas, o modelo molecular do DNA, fizeram da Citologia um dos ramos mais importantes das ciências biológicas, tornando-se muito importante para a Genética, Bioquímica e Patologia.

Atualmente, pode-se afirmar que a citologia estuda os problemas celulares em todos os seus níveis, começando pela organização molecular.

Teoria Celular

Theodor Schwann, em 1839, conclui que todos os seres vivos são formados de células e estabelece, juntamente com o botânico Schleiden, a Teoria Celular, que afirma que todos os seres vivos, animais, vegetais ou protozoários são constituídos, sem exceção, por células e produtos celulares. A teoria também estabeleceu que cada célula é proveniente de outra célula.

Data de atualização: 05/11/2014.