Significado de Clãs

O que são Clãs:

Clãs é um grupo de pessoas unidas devido a um determinado grau de parenteso e linhagem, definido pela descendência de um ancestral comum. O parentesco baseado em laços pode ser de natureza meramente simbólica, alguns clãs compartilham um ancestral comum "estipulado", o qual é um símbolo da unidade do clã, e quando esse ancestral não é humano, é um totem animal.

Em geral, o parentesco difere da relação biológica, uma vez que também envolve adoção, casamento e outros laços genealógicos. Os clãs podem ser descritos mais facilmente como sub-grupos de tribos e geralmente constituem grupos de 7000 a 10 000 pessoas.

Clã vem da palavra gaélica, que significa "crianças". Clã é uma forma estendida da palavra clann, e pode ser traduzida por "família".

Existem diversas classificações de clãs. Alguns são patrilineares, o que significa que os membros estão vinculados à linhagem masculina, outros são matrilineares, quando os membros são vinculados à linhagem feminina e ainda existem clãs "bilaterais", que são todos os descendentes do ancestral maior, tanto da linhagem masculina quanto feminina.

Data de atualização: 05/09/2013.