Significado de Classicismo

O que é Classicismo:

Classicismo foi um movimento de renovação artístico literário que surgiu na Itália, no século XVI, durante o movimento renascentista, que tinha o significado de renascimento das obras da Antiguidade Clássica da Grécia e de Roma.

Os artistas e intelectuais renascentistas consideravam a Antiguidade Clássica greco-romana como um exemplo a ser seguido, porém não se limitavam a imitá-la, buscavam criar obras originais que representassem as aspirações de sua época.

O Renascimento começou na Itália e se espalhou por outros países da Europa. Os abundantes vestígios materiais da antiga civilização existente em toda a Itália serviram de fonte de inspiração e estímulo para os artistas desse movimento. O Renascimento é considerado o marco inicial da era moderna.

Características do Classicismo

As obras produzidas no período do Classicismo favoreceram o surgimento de uma nova maneira de compreender o mundo. Com base na herança cultural da Antiguidade Clássica apresentaram as seguintes características:

  1. O universalismo buscava o equilíbrio entre os sentimentos e a razão permitindo alcançar uma representação universal da realidade, desprezando o que fosse puramente ocasional e particular.
  2. O racionalismo buscava retomar a ideia de que a arte era fundamentada na razão, que controlava a expressão das emoções.
  3. Ao lado das histórias bíblicas, que eram representadas, as histórias da mitologia grega e romana entraram na moda e passaram a ser usadas como motivos estéticos, sendo temas de quadros, esculturas, decoração de tetos e paredes etc.
  4. As palavras latinas foram incorporadas à língua literária que se tornou mais rica e sutil. O soneto, criado no século XIII, tornou-se a forma poética mais usada. Algumas composições literárias medievais, como o auto, são abandonadas, preferindo-se a comédia e a tragédia segundo os modelos gregos.

Humanismo

O ideal humanista foi uma das ideias básicas do Renascimento e tinha como ponto de partida a noção de que o homem era a criatura mais importante do universo. Suas possibilidades eram infinitas, mas deveriam aprimorar constantemente o corpo e o espírito. A palavra humanista designava também os estudiosos da cultura antiga, que se dedicavam especialmente ao estudo e à tradução dos textos gregos e latinos.

Data de atualização: 10/07/2019.