Significado de Clava

O que é uma Clava:

Clava é o nome dado para um gênero de arma que consiste em um pau que é mais grosso em uma das suas Clavaextremidades. Também pode ser chamado de maça ou porrete.

Esta arma contundente ofensiva começou a ser usada em tempos primitivos e atingiu grande popularidade no Egito e em Roma, sendo considerado um símbolo de poder. No âmbito global, a clava também foi usada na Oceania, África Central e América do Sul.

Com o passar do tempo, a arma clava foi evoluindo. O que inicialmente era uma arma simples (um pedaço rústico de madeira), foi sendo alterado para outros formatos mais letais e mais adequados para o combate. Por exemplo, algumas clavas têm espetos ou pregos, para aumentar o dano causado pela arma.

É importante mencionar que não se deve confundir clava e clave. São palavras parecidas na forma de escrita mas com significados diferentes. O significado da palavra clava está explicado anteriormente, enquanto clave é uma palavra do contexto musical, que indica um símbolo colocado no princípio do pentagrama, para marcar a posição específica de uma determinada nota.

Clava no Hino Nacional

A palavra clava faz parte do Hino Nacional Brasileiro:

"Mas se ergues da justiça a clava forte
Verás que o filho teu não foge à luta
Nem teme quem te adora a própria morte"

De acordo com esta parte do hino, a "clava forte" é uma expressão usada para descrever uma arma contra a injustiça. Assim, se o povo brasileiro estiver perante a injustiça, ele não vai fugir, enfrentará a própria morte para lutar pelo bem da pátria.

O significado de Clava está na categoria: Geral