Significado de Cleptomaníaco

O que é um Cleptomaníaco:

Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, um distúrbio psicológico que faz com que a pessoa sinta a necessidade incontrolável de roubar diversas coisas, inclusive objetos sem valor.

De acordo com a psiquiatria, a cleptomania é formada por um distúrbio do controle impulsivo da pessoa, fazendo com que não reconheça os limites sobre os atos que comete. Mas, para que determinada pessoa seja diagnosticada de fato como cleptomaníaca é preciso observar alguns sintomas básicos do transtorno:

  • Furto desassociado de qualquer expressão de sentimento (raiva, vingança e etc);
  • Ansiedade excessiva antes do furto;
  • Alívio ou satisfação após a conclusão do ato;
  • Fracasso total a resistência ao desejo de furtar.

Como dito, por norma os cleptomaníacos sentem muita ansiedade ao observar determinado objeto que desejam furtar, sendo esta vontade incontrolável. Em alguns casos, após roubar, o cleptomaníaco pode se sentir bastante arrependido e devolver o objeto. Mas, a necessidade de voltar a roubar torna-se iminente para o cleptomaníaco.

Para a psiquiatria, a cleptomania é um transtorno psiquiátrico que pertence ao grupo das manias, que são distúrbios mentais que se caracterizam, principalmente, pela presença de um estado de humor e comportamento expansivo, anormal e inesperado.

Saiba mais sobre o significado de Mania.

Vários fatores podem influenciar o surgimento de comportamentos cleptomaníacos, desde biológicos, sociais, culturais, entre outros. A cleptomania é mais identificada, segundo pesquisas psiquiátricas, em mulheres e a partir da segunda metade da adolescência e início da vida adulta.

Vale lembrar que a cleptomania não é um transtorno de conduta, um transtorno de personalidade ou consequência de nenhuma outra patologia mental

Tratamento da Cleptomania

O cleptomaníaco não tem nenhuma motivação específica para roubar algo, por isso as pessoas que sofrem com este transtorno precisam ser apoiadas a procurar um tratamento psiquiátrico profissional.

Além do acompanhamento de um psicólogo qualificado, em alguns casos, o paciente também pode ingerir alguns medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos, mas apenas com indicação médica.

Normalmente, os psicólogos utilizam técnicas de dessensibilização ou que busquem a ressignificância do furto e do prazer dele decorrente no cleptomaníaco. 

O significado de Cleptomaníaco está na categoria: Medicina