Significado de Clonagem

O que é Clonagem:

Clonagem é uma forma de reprodução assexuada que visa produzir seres com características físicas e biológicas idênticas, perpetuando características genéticas.

A palavra "clonagem" vem do grego klon, que significa "broto de um vegetal".

A clonagem pode acontecer de forma natural (vegetais, protozoários e fungos) ou induzida. Esta última pode ser realizada em 3 passos:

  1. Retira-se o núcleo de uma célula somática do organismo que se deseja clonar (p. ex. uma ovelha) e transfere-se esse núcleo, que contém toda a informação genética do organismo, para um óvulo do qual foi removido o núcleo original;
  2. O óvulo é submetido à ação de determinadas substâncias químicas ou a choques elétricos que estimulam o processo de divisão, iniciando assim o processo de desenvolvimento embrionário;
  3. O embrião é implantado no útero de uma outra ovelha, que dará seguimento à gestação. O ser obtido será um clone e terá as mesmas características genéticas do doador da célula clonada.

O primeiro animal a ser clonado foi uma rã, em 1952. Em 1997, Ian Wilmut, no Instituto Roslin da Escócia, clonou o primeiro mamífero: a ovelha Dolly.

Em 1998 James Rohl e Steven Stice clonaram 2 bezerros usando células fetais contendo um gene humano. Em 1999, através de uma nova técnica de produção artificial de gêmeos, nasce Tetra, a única sobrevivente de uma gestação de quatro clones de macaco.

Clonagem Humana 

Nos humanos, o gêmeos univitelinos são clones naturais, ou seja, compartilham o mesmo DNA, embora haja autores que discordam dessa definição, alegando que para isso os gêmeos deveriam ser idênticos aos pais.

Os gêmeos possuem genoma idêntico e aparência física semelhante, embora a estrutura e a conexão nervosa do cérebro, a estrutura dos sistemas imunitários, a personalidade psíquica e a influência psicológica do meio sejam diferentes.

Clonagem Humana Reprodutiva

A clonagem humana reprodutiva é uma técnica que permite criar um ser humano geneticamente idêntico a um indivíduo já existente. 

Um dos objetivos da clonagem terapêutica seria evitar a rejeição no caso do doador ser a própria pessoa, como por exemplo na reconstituição da medula de um indivíduo que ficou paraplégico ou na substituição do tecido cardíaco.

No entanto, a clonagem humana possui alguns aspectos delicados, uma vez que não garante um desenvolvimento normal, com um envelhecimento antecipado, uma elevada taxa de mortalidade perinatal e deficiência no sistema imunológico.

Data de atualização: 05/06/2015. O significado de Clonagem está na categoria: Medicina