Significado de Colesterol Hdl

O que é Colesterol Hdl:

O colesterol HDL, chamado de "bom colesterol", é o colesterol transportado pelas lipoproteínas HDL, capaz de remover o colesterol depositado nas artérias e levá-lo de volta para o fígado para ser metabolizado e eliminado, ajudando assim a prevenir doenças cardiovasculares.

HDL é a sigla inglesa de High Density Lipoproteins, que significa Lipoproteínas de Alta Densidade. As lipoproteínas são necessárias para transportar o colesterol pela corrente sanguínea, uma vez que o colesterol é um tipo de gordura e não se mistura com o meio aquoso sanguíneo.

O colesterol é um tipo de gordura que desempenha um importante papel no funcionamento adequado do organismo, sendo necessário na produção das membranas celulares e de determinados hormônios.

A maior parte do colesterol circulante é produzida pelo fígado e o restante provém da alimentação. Alguns alimentos que aumentam o colesterol HDL: Salmão, atum, sardinha, semente de linhaça, azeite de oliva, óleo de canola, castanhas, nozes, amêndoas, abacate.

Colesterol LDL

O colesterol LDL é conhecido como "mau colesterol" porque se os seus níveis estiverem elevados, ele tende a se acumular nas artérias, aumentando os riscos de infarto.

LDL é a sigla em inglês de Low Density Lipoproteins, que quer dizer Lipoproteínas de Baixa Densidade.

Data de atualização: 12/09/2014.