Significado de Colesterol

O que é Colesterol:

O colesterol é um tipo de gordura produzida no fígado que está presente em todas as células do corpo e exerce importantes funções no organismo.

Grande parte do colesterol circulante no sangue (cerca de 70 a 80%) é produzido pelo fígado, enquanto que o restante provém da alimentação.

Para ser transportado pelo sangue, o colesterol precisa se ligar as substâncias chamadas lipoproteínas, uma vez que o sangue é aquoso e o colesterol é gorduroso, ou seja, não se misturam.

As lipoproteínas são formadas por gordura (lipídios) no interior e proteínas no exterior. As principais lipoproteínas que transportam o colesterol são a LDL, a HDL e a VLDL.

O colesterol é fundamental para a produção de hormônios sexuais, cortisona, vitamina D e ácidos biliares, sendo produzido pelo fígado e encontrado em alimentos como ovos, carnes e derivados do leite.

HDL Colesterol

HDL é a abreviatura de high density lipoproteins, que traduzindo significa lipoproteínas de alta densidade, também conhecidas como "bom colesterol".

Quanto maior o nível de colesterol HDL, menor a probabilidade da pessoa desenvolver uma doença cardíaca.

LDL Colesterol

LDL é a abreviatura de low density lipoproteins, ou seja, lipoproteínas de baixa densidade, também conhecidas como "mau colesterol".

Altos níveis de colesterol LDL levam a um acúmulo de colesterol nas artérias. Quanto maior o nível de LDL no sangue, maior é a chance do indivíduo desenvolver uma doença
cardíaca.

VLDL Colesterol

VLDL é a abreviatura de very low density lipoprotein, que significa lipoproteína de densidade muito baixa, também considerada colesterol ruim.

Data de atualização: 07/07/2014.