Combustão

O que é a combustão?

A combustão é uma reação química de oxidação que acontece entre duas substâncias, que gera calor como forma de liberação de energia. As substâncias envolvidas na combustão são combustível e comburente.

A combustão (ou queima) é um fenômeno muito comum no nosso dia a dia: uma vela acesa, gás de cozinha em funcionamento, um isqueiro e a queima de combustível em um carro são exemplos de combustão.

Os dois tipos de combustão

A combustão pode ser de dois tipos: completa ou incompleta. Elas são parecidas e começam da mesma maneira, a diferença entre elas é o produto final, o que resulta da combustão.

1. Combustão completa

A combustão é chamada de completa quando existe a quantidade necessária de oxigênio para consumir o combustível até o fim. Nesse processo são produzidos dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).

Em uma combustão completa a cor da chama do fogo é mais azulada.

Exemplos

  • Combustão completa do metano (CH4 + O2 → CO2 + H2O)
  • Combustão completa do butano (C4H10 + O2 → CO2 + H2O)

2. Combustão incompleta

A combustão incompleta acontece quando o combustível não é consumido até o fim porque não existe oxigênio em quantidade suficiente para isso.

Quando a combustão é incompleta são produzidos monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e fuligem (restos da combustão incompleta).

Exemplos

  • Combustão incompleta do metano (CH4 + O2 → C + 2H2O)
  • Combustão incompleta do butano (C4H10 + 5O2 → 8C + 10H2O)

Na combustão incompleta a cor da chama é diferente, mais amarelada.

Resumo das diferenças entre combustão completa e incompleta

Combustão completa Combustão incompleta
Consumo do combustível Consumido totalmente. Não é consumido totalmente.
Quantidade de oxigênio Suficiente para queimar todo combustível. Insuficiente para queimar todo combustível.
Produto Dióxido de carbono e água. Dióxido de carbono, monóxido de carbono,
água e fuligem.
Cor das chamas Azulada. Amarelada.

Como acontece a combustão?

A combustão só acontece quando estão presentes esses de três fatores: combustível, comburente e fonte de ignição. A união entre esses três elementos da combustão é chamada de triângulo de fogo ou tripé de combustão.

1. Combustível

É a substância que provoca o início da combustão. São elementos inflamáveis, que queimam e podem ser de todos os tipos: sólidos, líquidos ou gasosos.

Exemplos: madeira, papel, álcool, gasolina, gás de cozinha, etanol, metano e butano.

2. Comburente

É a substância que aumenta a intensidade da combustão, sendo o oxigênio o comburente mais comum. O comburente é responsável pela duração e alastramento do fogo.

3. Fonte de ignição

A fonte de ignição é o elemento que inicia a combustão, que fornece o primeiro calor (energia) que inicia o processo. Um fósforo ou qualquer outro elemento que gere uma faísca pode ser uma fonte de ignição.

A existência de um combustível e um comburente junto com uma fonte de ignição que fornece energia fazem a combustão acontecer. Juntos, eles fazem a reação de combustão, uma reação química que gera calor para o ambiente onde a combustão acontece.

Tripé combustãoO triângulo de fogo representa os elementos necessários para que o processo de combustão aconteça.

Quando ocorre a combustão, o combustível é o elemento que é oxidado, o comburente faz o processo de oxidação e a fonte de ignição dá energia para o começo da combustão.

Em resumo, a combustão é uma reação química entre um combustível e um comburente e o resultado desse processo é a produção de calor.

O que é a entalpia de combustão?

A entalpia de combustão representa a variação de energia que é liberada durante a combustão. É medida pela quantidade de calor liberada com a queima de 1 mol de uma substância. O mol é uma medida de grandeza utilizada para substâncias.

Para que a entalpia seja medida, é preciso que os reagentes estejam nessas condições:

  • 25 graus de temperatura.
  • 1 atm de pressão.

O valor da entalpia (ΔH) é encontrado pela seguinte fórmula: ΔH = Hp - Hr (Hp é o valor da entalpia dos produtos e Hr é a entalpia dos reagentes).

Como a combustão é uma reação exotérmica (de liberação de energia), seu valor deve ser sempre negativo.

Leia também os significados de fogo e oxidação.

Data de atualização: 25/03/2020.