Significado de Comer com os olhos

O que são Comer com os olhos:

Comer com os olhos é uma expressão popular que significa comer uma quantidade superior àquela necessária para passar a fome, comer além do limite, comer em excesso. Significa que a pessoa está ligada à glutonaria, ou seja, é um glutão, aquele que come muito.

A expressão também é usada quando o indivíduo está simplesmente observando atentamente a comida e por diversos motivos não pode comer. É ainda usada quando alguém está apreciando e desejando um objeto ou uma pessoa admirada.

Comer com os olhos, custar os olhos da cara, olhos de lince, são expressões populares que usam a palavra olhos no sentido figurativo.

Origem da expressão

A expressão surgiu na Roma antiga, onde nos rituais fúnebres eram realizados grandes banquetes em oferenda aos deuses. Durante o ritual não era permitido comer, apenas admirar as comidas. Se comia com os olhos.

Comer com os olhos - blog

O blog comer com os olhos fala de alimentação, de forma descontraída, com orientações e esclarecimentos.

Para comer com os olhos - livro

Para comer com os olhos é um livro escrito por Renata Sant'anna, que apresenta fotos de diversas obras, de vários artistas que utilizam os alimentos, entre outros materiais, na criação artística.

Atualizado em