6 sintomas que ajudam a identificar uma pessoa bipolar

A Bipolaridade ou transtorno bipolar é um transtorno mental caracterizado sobretudo pela alternância do humor nas pessoas.

Uma pessoa é bipolar quando ela apresenta um comportamento no qual ocorrem, com certa frequência, variações entre períodos de bom humor e irritabilidade, tristeza, que podem ocorrer em duas fases: a maníaca,  onde a pessoa estará muito feliz e com os ânimos elevados e a hipomaníaca, onde estará muito triste.

Estas fases apresentam alguns sintomas e características que ajudam a identificar melhor quando uma pessoa é bipolar. Em alguns casos, as duas fases podem se sobrepor, o que recebe o nome de estado misto. Os seis principais sintomas são:

1. Mudanças de humor

mudança de humor

A principal característica da bipolaridade é a oscilação do humor. Portanto, quando uma pessoa apresentar alto grau de sentimentos felizes, alegria excessiva, humor eufórico, exaltação ou de sentimentos tristes em excesso e de repente seu comportamento se tornar o oposto disso, este pode ser um sintoma do transtorno.

2. Dificuldade de concentração

dificuldade de concentração

Outro sintoma importante para identificar uma pessoa bipolar é a dificuldade de concentração. Este é um comportamento considerado normal para a maioria das pessoas, porém, quando uma pessoa apresenta dificuldade excessiva em se concentrar em atividades normais, em memorizar informações e em tomar decisões, este pode ser um indício forte de bipolaridade.

3. Alterações no nível de energia

falta de energia

Um dos sintomas importantes para ajudar a identificar a bipolaridade são as alterações no nível de energia. Uma pessoa bipolar pode apresentar muita energia e disposição em um dia e no outro pode ter um desânimo excessivo para fazer qualquer atividade.

4. Perda ou aumento de apetite

perda de apetite

A perda ou o aumento de apetite também pode estar relacionada com o transtorno bipolar. Na fase maníaca, é comum que a pessoa bipolar se alimente compulsivamente. Este excesso também pode ser observado no consumo de bebidas e drogas. Já na fase depressiva, a pessoa costuma perder o apetite, o que ocasiona também a perda de peso excessiva.

5. Redução ou excesso de sono

sono

As mudanças repentinas no sono também são um sintoma de uma pessoa bipolar. Na fase maníaca, a pessoa costuma sofrer insônia, havendo uma redução nas horas de sono. Na fase hipomaníaca, ao contrário da primeira fase, a pessoa tem um aumento do sono, podendo dormir uma quantidade de horas acima do normal.

6. Alterações na libido

libido

Durante o transtorno bipolar, é comum também que um dos sintomas esteja relacionado com as alterações na libido. Uma pessoa bipolar, na sua fase maníaca pode apresentar um desejo excessivo de praticar sexo, podendo até ter vários parceiros. Já na fase hipomaníaca, ocorre a perda do apetite sexual.

Ainda que estes sintomas ajudem na identificação do transtorno bipolar, é importante lembrar que o diagnóstico só é realizado por um médico psiquiatra e que não significa que uma pessoa que apresente estes sintomas seja considerada uma pessoa bipolar.

Veja mais sobre o significado de bipolaridade aqui.

6 sintomas que ajudam a identificar uma pessoa bipolar está nas categorias: Geral, Medicina