6 sintomas que ajudam a identificar uma pessoa bipolar

A Bipolaridade, Transtorno Bipolar ou Transtorno Maníaco-Depressivo é um transtorno mental caracterizado sobretudo pela alternância do humor nas pessoas.

Uma pessoa é bipolar quando apresenta um comportamento no qual ocorrem, com certa frequência, variações entre períodos de bom humor, irritabilidade e tristeza. Essas mudanças podem ocorrer em duas fases: a maníaca, onde a pessoa estará muito feliz e com os ânimos elevados e a hipomaníaca, onde estará muito triste.

Estas fases apresentam alguns sintomas e características que ajudam a identificar melhor quando uma pessoa é bipolar. Em alguns casos, as duas fases podem se sobrepor, o que recebe o nome de estado misto.

Principais sintomas do transtorno bipolar

Existem vários sintomas que caracterizam cada fase, sendo que os principais são:

Sintomas de Mania / HipomaniaSintomas da DepressãoSintomas do Estado Misto
ImpaciênciaIrritabilidadeAnsiedade
InquietaçãoPerda de interesse ou de prazerAngústia
Confiança exageradaMelancoliaRaiva
Pensamentos aceleradosAumento ou perda de apetite / pesoHostilidade
InsôniaExcesso ou falta de sono
Aumento apetite sexual (com vários parceiros, em alguns casos).Pensamentos suicidas

Vale destacar que o fato da pessoa apresentar esses sintomas não é sinal imediato de bipolaridade. Somente um médico psiquiatra qualificado poderá fazer o diagnóstico corretamente.

1. Mudanças de humor

mudança de humor

A principal característica da bipolaridade é a oscilação do humor. Essas alterações costumam ocorrer por fases que variam entre manifestações de alegria excessiva e humor eufórico, com períodos de forte depressão, melancolia e pensamentos destrutivos. 

De acordo com a intensidade das alterações de humor a bipolaridade pode ser classificada em: 

  • Transtorno bipolar Tipo 1: períodos de depressão profunda com episódios maníacos. 
  • Transtorno bipolar Tipo 2: apresentam episódios de hipomania (não tão intensos como a mania), intercalado com fases depressivas.
  • Ciclotimia: uma forma menos evidente de transtorno bipolar que, em muitos casos, pode ser diagnosticado incorretamente como depressão. Neste caso a pessoa tem oscilação entre a hipomania e depressão leve.

2. Dificuldade de concentração

dificuldade de concentração

Mesmo sendo um comportamento comum em vários outros tipos de condições, a dificuldade de concentração é uma das características de destaque entre as pessoas bipolares.

A dificuldade excessiva de se concentrar em atividades normais, memorizar informações ou tomar decisões pode ser um alerta para esse tipo de transtorno. 

A falta de concentração costuma ser mais evidente durante as fases de hipomania ou mania, mas também é comum a permanência nos episódios de depressão. 

3. Alterações no nível de energia

falta de energia

Um dos sintomas importantes para ajudar a identificar a bipolaridade são as alterações no nível de energia. Uma pessoa bipolar pode apresentar muita energia e disposição em um dia (durante a fase maníaca ou hipomaníaca) e no outro pode ter um desânimo excessivo para fazer qualquer atividade.

Aliás, durante a fase depressiva a falta de energia mental pode levar a pensamentos destrutivos, como o suicídio. Por este motivo, entre outros, é muito importante que a pessoa com esse transtorno seja constantemente acompanhada por profissionais psiquiátricos qualificados. 

Saiba mais sobre o que significa ser bipolar.

4. Perda ou aumento de apetite

perda de apetite

A perda ou o aumento de apetite também pode estar relacionada com o transtorno bipolar. Na fase maníaca, por exemplo, é comum que a pessoa bipolar se alimente compulsivamente. Este excesso também pode ser observado no consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas.

Já na fase depressiva, a pessoa costuma perder o apetite, o que ocasiona também na perda de peso excessiva. No entanto, esta não é uma fórmula fixa, visto que esses sintomas podem se apresentar de modos opostos (apetite durante a depressão e falta de apetite na fase maníaca).

5. Redução ou excesso de sono

sono

As mudanças repentinas no sono também são um sintoma da pessoa com bipolaridade. Na fase maníaca, o indivíduo costuma sofrer insônia, havendo uma redução nas horas de sono devido ao sentimento de constante agitação e euforia, por exemplo.

Na fase depressiva a pessoa tem um aumento do sono, podendo dormir uma quantidade de horas acima do normal. Isso ocorre devido a sensação de total esgotamento físico e mental que caracteriza os episódios de depressão.

6. Alterações na libido

libido

Durante o transtorno bipolar é comum também que um dos sintomas esteja relacionado com as alterações na libido. Uma pessoa bipolar, na sua fase maníaca pode apresentar um desejo excessivo de praticar sexo, podendo até ter vários parceiros.

Por outro lado, durante a fase depressiva é comum que ocorra o oposto: perda total de prazer e libido. 

Ainda que estes sintomas ajudem na identificação do transtorno bipolar, é importante lembrar que o diagnóstico só é realizado por um médico psiquiatra e que não significa que uma pessoa que apresente estes sintomas seja automaticamente considerada bipolar.

Saiba mais sobre a Bipolaridade e o Transtorno bipolar.

Tratamento do transtorno bipolar

Não existe cura pra a bipolaridade, mas alguns tratamentos podem ajudar a estabilizar o bipolar, ajudando-o a ter uma melhor qualidade de vida.

O principal tratamento consiste na combinação de medicamentos (antipsicóticos e anticonvulsivos) e psicoterapia. O uso de antidepressivos é evitado na maioria dos casos, pois podem potencializar a instabilidade do paciente, segundo estudos psiquiátricos.

É importante que a pessoa bipolar tenha um acompanhamento constante por um médico psiquiatra e psicólogo clínico.

6 sintomas que ajudam a identificar uma pessoa bipolar está nas categorias: Geral, Medicina