5 maneiras de colocar a sororidade em prática

Sororidade é uma palavra que pode ser comparada ao sentido de irmandade, sentimento de união e amizade entre mulheres. Essa palavra é muito usada dentro do movimento feminista para estimular o apoio entre as mulheres.

Faz parte do conceito de sororidade entender que as mulheres devem ser unidas e agir umas com as outras como se fossem irmãs, mesmo que nem sempre exista a compreensão pela situação ou pelas razões de uma outra mulher.

Outros conceitos que são importantes para entender a sororidade são: o respeito pelas diferenças, a empatia e o sentimento de companheirismo.

Conheça algumas práticas importantes de sororidade:

1. Não julgar outra mulher porque ela tem atitudes que você não teria

julgar

Essa dica pode valer para muitas situações diferentes. O mais importante é aprender a não julgar outras mulheres que fizeram escolhas diferentes das suas ou que fizerem escolhas que você não compreende.

Seja pelo seu jeito de vestir, pelo tipo físico, pelo modo de comportamento, pelos relacionamentos que tem ou pela carreira que escolheram, porque decidiram ser donas de casa, porque decidiram ter ou não ter filhos.

O mesmo vale para o hábito de se referir a outras mulheres com palavras que sejam ofensivas ou com xingamentos que a exponham de alguma forma.

O mais importante é aprender a respeitar as escolhas das outras mulheres e tentar compreender que todas são diferentes umas das outras. Não julgar é umas das características mais importantes da sororidade, é saber entender e respeitar sem fazer julgamentos.

2. Não enxergar outras mulheres como inimigas ou concorrentes

amigas

Essa é uma prática que talvez ainda seja difícil para muitas mulheres porque é um sentimento comum na vida de muitas pessoas. Aprender a enxergar outras mulheres como amigas ou irmãs pode ser um grande benefício da sororidade.

É um exercício muito interessante começar a observar outras mulheres, principalmente as que são muito diferentes de você, e tentar mudar essa impressão de que as mulheres são concorrentes ou inimigas.

Para colocar isso em prática é preciso ter empatia e observar os seus próprios comportamentos, já que a ideia de que mulheres são sempre concorrentes precisa ser transformada em um sentimento de amizade, respeito e carinho.

3. Consumir o trabalho feito por outras mulheres

trabalho

Outra forma de praticar a sororidade é ajudar outras mulheres é consumir produtos ou serviços que são feitos e vendidos por mulheres. A mesma dica vale para ajudar a divulgar bons produtos ou trabalhos que são feitos por exclusivamente por mulheres.

Hoje em dia já não é difícil encontrar mulheres atuando em todas as áreas de trabalho e fazendo todos os tipos de serviços que normalmente eram feitos por homens. Indicar mulheres para vagas de empregos também pode ser uma prática de sororidade.

Então, uma boa maneira de praticar a sororidade é comprar produtos que foram feitos por mulheres, consultar com profissionais mulheres e contratar mulheres para fazer o serviço de que você precisa.

4. Ajudar outra mulher que esteja precisando de apoio

ajuda

Uma das coisas mais importantes da sororidade é aprender a prestar atenção a outras mulheres e perceber quando uma delas precisa de ajuda. Essa ajuda pode ser desde uma situação simples, como ter uma conversa ou até uma situação mais complexa, como ajudar uma mulher que está vivendo uma situação ou relação de abuso.

Ajudar outras mulheres que precisem é um exercício de sororidade, principalmente quando isso acontece independente de quem seja a pessoa que precisa de ajuda. 

A dica é: não escolha quem você vai ajudar e não finja que não percebeu que uma mulher precisa da sua ajuda. Pratique a sororidade e ajude qualquer mulher que precise de apoio.

5. Empoderar as mulheres que você conhece

sororidade

Existem muitas formas de empoderar as mulheres que estão à sua volta. Seguir essas dicas é uma maneira de fazer isso.

Você também pode dar conselhos, oferecer seu tempo, sua ajuda, indicar livros, ou seja, é válida qualquer atitude para ajudar outra mulher a se informar e se empoderar.

Outra forma de ajudar no empoderamento feminino é discutir ideias e tirar dúvidas sobre a importância do feminismo. Conversar sobre a história da luta das mulheres pelos seus direitos e sobre todas as questões que envolvem a busca pela igualdade de direitos entre mulheres e homens também é uma maneira de empoderar. 

Saiba mais sobre os significados de Sororidade, Feminismo e Empoderamento.

Data de atualização: 17/05/2018. 5 maneiras de colocar a sororidade em prática está na categoria: Geral