Significado do Complexo de inferioridade

O que é o Complexo de inferioridade:

Complexo de inferioridade, de acordo com psicanálise, consiste no sentimento que determinada pessoa tem de que é inferior aos outros indivíduos.

Alguns dos sintomas básicos que caracterizam o complexo de inferioridade são: sensação de culpa, baixa estima, tristeza, insegurança, afastamento dos contatos sociais e incapacidade inconsciente.

O criador do termo “complexo de inferioridade” foi o psicólogo austríaco Alfred Adler, responsável por fundar a Psicologia do Desenvolvimento Infantil.

De acordo com o conceito criado por Adler, o complexo de inferioridade se desenvolve principalmente durante a infância, a partir de experiências e críticas negativas recebidas pela criança.

A falta de incentivos, apoios e elogios ajuda a criar um bloqueio inconsciente na fase adulta do indivíduo, fazendo com que se sinta incapaz de realizar determinadas atividades ou achar que tudo o que produz está errado ou mal.

Quando a criança é exposta a diferentes ambientes sociais e sofre comparações negativas perante outros indivíduos, o sentimento de interioridade pode se acentuar.

Algumas das principais causas que levam ao complexo de inferioridade são: a atitude negativa e negligenciadora dos pais; os defeitos físicos e / ou mentais (quando são alvos de comparações desfavoráveis para a pessoa que as têm); e preconceitos (comentários constantemente negativos e discriminatórios).

Saiba mais sobre desenvolvimento infantil.

Tratamento do complexo de inferioridade

O acompanhamento psicológico é o passo inicial para começar o tratamento do complexo de inferioridade. Para isso, o indivíduo deve primeiramente reconhecer o seu complexo (conscientização do problema).

A próxima etapa consiste em adotar atitudes mais positivas e construtivas no cotidiano. O processo de tratamento pode ser lento e deve ser sempre acompanhado por um profissional qualificado na área da psicologia.

Complexo de superioridade

O complexo de superioridade está relacionado ao de inferioridade. Na realidade, trata-se de um mecanismo subconsciente de defesa que alguns indivíduos que sofrem com o complexo de inferioridade desenvolvem.

As pessoas com este complexo projetam as suas características negativas em outros que julgam ser mais fracos ou inferiores.

Normalmente, o indivíduo com complexo de superioridade é taxado de arrogante, prepotente ou insolente, principalmente devido ao seu comportamento exagerado de orgulho e vaidade.

Entre outras características do complexo de superioridade está o sentimento de dominar os indivíduos considerados mais fracos ou importantes, a tendência em desacreditar as opiniões alheias, o afastamento social, as divagações, a extravagância visual (como modo de chamar atenção), e etc.

Saiba mais sobre o significado de Complexo.

Data de atualização: 11/10/2018.