Significado de Comportamento organizacional

O que é o Comportamento organizacional:

Comportamento organizacional consiste no estudo sobre o modo como as pessoas ou grupos que compõe uma empresa agem nos seus respectivos locais de trabalho, e como as suas atitudes podem afetar os costumes e condutas que caracterizam a organização. 

Cada empresa tem a sua própria cultura organizacional, sendo que os seus funcionários devem agir de acordo com as convicções e responsabilidades do seu respectivo trabalho.

A estrutura organizacional de cada empresa tem como base princípios, atitudes, crenças, valores e objetivos que são defendidos e identificam a filosofia da organização. No entanto, assim como os funcionários devem entender e representar a cultura organizacional da empresa, esta deve oferecer condições que afetem positivamente o estilo de vida e bem-estar dos trabalhadores, clientes e demais envolvidos.

O estudo do comportamento organizacional é importante nas empresas como meio de garantir uma boa dinâmica na manutenção e melhoria da gestão de pessoas. Desta forma, pode ser possível prever situações e evitar conflitos pessoais ou coletivos entre os funcionários.

Para que estas análises comportamentais sejam feitas são usadas algumas ferramentas, como programas de coaching, mapeamento de competências indivíduais, questionários de perfis comportamentais, dentre outras ações estratégicas.

Como resultado do estudo feito sobre o comportamento organizacional, também é possível determinar meios de melhorar a eficácia da produtividade dos funcionários e colaboradores da empresa.

Saiba mais sobre o significado de Comportamento.

O significado de Comportamento organizacional está na categoria: Geral