Significado de Compulsório

O que significa Compulsório:

Compulsório é um adjetivo masculino que classifica algo que obriga ou compele a fazer alguma coisa.

Alguns sinônimos de compulsório são: obrigatório, forçoso, imprescindível. Por outro lado, os seus antônimos são: voluntário, desobrigatório e facultativo.

Esta palavra tem origem no latim compulsu e está relacionada com com compulsão, uma coisa que é imposta, ou que deve ser cumprida forçosamente ou de forma obrigatória.

A expressão trabalho compulsório remete para a situação onde um indivíduo ou grupo é forçado a fazer algum tipo de trabalho, através de ameaças. Muitas vezes o trabalho compulsório é definido como "escravidão moderna", porque se não cumprirem as suas tarefas, os trabalhadores sofrem consequências físicas ou psicológicas.

Compulsório bancário

Também conhecido como recolhimento compulsório e depósito compulsório, estas expressões designam uma ferramenta usada pelo Banco Central para determinar quanto dinheiro se encontra em circulação na economia.

Esses depósitos são chamados de compulsórios porque as instituições bancárias são obrigadas a depositar no Banco Central uma parte das suas captações nos depósitos à vista, poupança ou a prazo.

Estes depósitos compulsórios contribuem para a estabilidade financeira e têm influência nas taxas de juros em vigor e no crédito que se encontra disponível.

Empréstimo compulsório

O empréstimo compulsório é um tributo restituível, ou seja, que depois de algum tempo deve ser devolvido ao contribuinte.

Segundo o artigo 148 da Constituição Federal, o empréstimo compulsório só pode ser aplicado pela União e em situações específicas. Estão previstas na Constituição duas situações: quando o Estado tem despesas acima do previsto causadas por uma calamidade pública ou guerra ou quando é essencial fazer um investimento público urgente e de elevado interesse nacional.

Data de atualização: 28/10/2014.