Significado de Comuna

O que é Comuna:

Comuna, no sentido amplo, significa uma comunidade local, urbana ou rural, com relativa autonomia administrativa, um município. Do francês, “commune”.

No Brasil, a expressão "comuna" é uma forma popular usada para fazer referência ao comunismo, doutrina social que preconiza o princípio de organização econômica em que os meios de produção passam a ser propriedade pública.

Na China, "comunas populares" eram as comunidades independentes, criadas pela Revolução Chinesa, com liberdade para cuidar de seus interesses, como uma pequena cidade.

Na Itália, comuna é uma unidade básica de organização territorial, o equivalente a um município no Brasil.

No sentido restrito, o termo comuna aplica-se a dois governos revolucionários: o da Revolução Francesa, entre 1792 e 1794, um movimento burguês, chamado a Primeira Comuna, e o do poder revolucionário instalado em Paris, em 1871, após o levantamento de sítio, um movimento do proletariado, chamado de a Segunda Comuna de Paris.

Comuna na Idade Média

Na organização da sociedade medieval, a comuna era uma povoação que se emancipava do feudalismo e que representava, em forma de corporações ou outras associações, a camada dos artesãos e mercadores, garantindo defesa externa, estabilidade interna e uma série de serviços públicos. As comunas transformaram-se, aos poucos, em cidades.

Data de atualização: 16/01/2014.