Significado de Concessivo

O que é Concessivo:

Concessivo é um adjetivo referente ao que tem permissão ou autorização para realizar algo, ou seja, condição de quem concede determinada coisa para alguém. 

Na gramática da língua portuguesa, concessivo se refere às conjunções ou orações subordinadas por concessão. Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação.

Exemplo: "O homem seguiu seu caminho, embora chovesse".

Saiba mais sobre o significado de Concessão.

Quando se diz que uma pessoa é concessiva significa que é alguém que costuma fazer ou dar cedências. Ser concessivo é o mesmo que colocar à disposição ou tornar disponível algo.

Período concessivo e Período aquisitivo

O período aquisitivo de férias representa a condição para que o trabalhador tenha direito a gozar os seus trinta dias de férias anuais, de acordo com o regime da CLT (Consolidações das Leis do Trabalho). Ou seja, consiste nos primeiros doze meses corridos completados de trabalho na empresa. Assim, a cada doze meses o funcionário obtém o direito aos trinta dias de férias que, por sua vez, devem ser gozados durante o período concessivo.

O período concessivo de férias corresponde aos doze meses posteriores ao término do período aquisitivo. Durante este período de tempo o funcionário deve gozar os seus dias de férias, caso contrário a empresa é obrigada a pagar em dobro as férias do profissional.

Por exemplo, caso um funcionário comece a trabalhar em determinada empresa no dia 1 de janeiro de 2017, o período aquisitivo terminará em 1 de janeiro de 2018. A partir desta data inicia o período concessivo, ou seja, o profissional tem até 1 de janeiro de 2019 para gozar de seus trinta dias de férias. 

O significado de Concessivo está na categoria: Língua Portuguesa