Significado de Conjuntura

O que é Conjuntura:

Conjuntura é o conjunto de acontecimentos em um determinado momento. São circunstâncias e ocasiões que influenciam coletivamente em determinados aspectos, sejam econômicos, históricos, sociais, políticos, entre outros.

Conjuntural é aquilo que faz parte da conjuntura. Fatos ou elementos conjunturais são aqueles acontecimentos que pertencem ao quadro completo ao qual chama-se conjuntura.

A conjuntura brasileira, por exemplo, é todo o escopo de eventos que vêm acontecendo no país e que são interligados, afetando a imagem do país: a conjuntura política afeta a conjuntura econômica, que por sua vez influencia na conjuntura social e constrói toda a atual conjuntura brasileira.

A análise da conjuntura ajuda a compreender melhor as condições naquele períodos determinados, para que nenhum evento tenha significado isolado, de forma a compreender que as situações são influenciadas por outras.

A palavra conjuntura também é utilizada na linguagem informal para dizer respeito a uma circunstância não favorável, como por exemplo na frase: "Na atual conjuntura, não estou podendo escolher trabalho. Aceito o que aparecer". 

Entre as palavras que servem de sinônimo para conjuntura estão: contexto, âmbito, circunstância, meio, condição, situação, cenário, episódio, ocorrência, acontecimento.

No sentido da situação desfavorável, entre os sinônimos estão: aperto e dificuldade.

Conjuntura Econômica

Quando fala-se em conjuntura econômica quer dizer os eventos relacionados às finanças e à economia do objeto a que se refere. A conjuntura econômica brasileira durante o Governo Collor, por exemplo, era do confisco das poupanças e ativos financeiros dos pequenos e médios investidores, congelamento de preços e consequente retração da economia, que gerou aumento da inflação e congelamento dos salários. 

Isto foi o que gerou insatisfação tanto do lado do empresariado como dos trabalhadores, influenciou diretamente a conjuntura política e culminou com os escândalos de corrupção e o processo de impeachment do Presidente.

Conjuntura ou Conjectura

Conjuntura e conjectura não são sinônimos. A conjuntura se refere a uma situação ou circunstância, como a "atual conjuntura política brasileira". Já a conjectura (ou conjetura) significa uma suposição, uma hipótese formulada. Como por exemplo "as conjecturas sobre as próximas eleições presidenciais".

Data de atualização: 04/11/2016. O significado de Conjuntura está nas categorias: Geral, Língua Portuguesa