Significado de Conscientização

O que é Conscientização:

Conscientização é o ato de tornar consciente, ou seja, informar alguém ou receber uma informação a respeito de determinado assunto, por exemplo.

A conscientização consiste na ação de tomar conhecimento de algo, sendo que a partir de então, hábitos e atitudes poderão ser alterados para que possam se ajustar a nova realidade conhecida.

Por exemplo, as campanhas de conscientização no trânsito visam transmitir informações aos motoristas sobre os cuidados que devem manter nas estradas e quais as consequências que os seus atos imprudentes podem acarretar.

Na psicologia, a conscientização representa a busca pelo conhecimento que estava previamente bloqueado ou encoberto.

Entre alguns dos principais sinônimos de conscientização estão: informação, percepção, alcance, compreensão, descortino, antevisão e mentalização.

Ver também: significado de Conscientizar.

Conscientização ambiental

É o desenvolvimento do senso crítico das pessoas sobre o impacto que provocam no meio ambiente a partir do consumo desenfreado dos recursos naturais.

Com a conscientização ambiente, os indivíduos passam a estar cientes das consequências que a poluição gera para a vida na Terra. Assim, pensam em medidas alternativas para explorar os recursos da natureza de modo sustentável, além de evitar desperdícios e outras atitudes que contribuam para o aumento da poluição.

Ver também: significado do Meio Ambiente.

Data de atualização: 28/02/2017.