Significado de Consenso

O que é Consenso:

Consenso é uma palavra que significa acordo, anuência, consentimento, conformidade de opiniões, ideias, sentimentos ou impressões.

Na política, o consenso significa adoção de um acordo sem se fazer uma votação formal, evitando assim rejeições e abstenções. Em uma assembleia, quando uma decisão é tomada por consenso, é sinal que não foram apresentadas objeções relativamente à ideia proposta. A orientação por consenso é uma das oito principais características de uma boa governança.

No âmbito da sociologia, um consenso consiste em um acordo quanto às normas que devem reger os comportamentos no que se refere aos objetivos do sistema, à distribuição de funções, prêmios, capacidades, etc. Constitui assim um fator de agregação, o que explica a sua importância para a existência e manutenção do equilíbrio social.

A expressão consenso universal, ou em latim, consensus gentium (acordo do povo), é um antigo critério de validação da verdade que expressa um acordo de todos os homens quanto a uma ideia ou opinião, que chega a ser aceite como verdadeira só pelo simples fato de ser defendida por todos.

Consenso de Washington

O Consenso de Washington é um conjunto de normas estipuladas em 1989 pelo Banco Mundial, Departamento do Tesouro dos Estados Unidos e FMI. Consiste em 10 regras explicadas no texto do economista John Williamson. Os criadores dessas medidas afirmaram que elas tinham como objetivo aligeirar o desenvolvimento econômico de países emergentes.

Muitos criticaram este consenso, afirmando que ele era uma cilada pensada para impedir que alguns países subdesenvolvidos alcançassem o mesmo patamar que os países mais desenvolvidos. Outra crítica era que as avaliações e medidas eram aplicadas indiscriminadamente a todos os países de uma zona, independentemente do seu tamanho, desafios que estão enfrentando ou nível de desenvolvimento.

No Brasil, o consenso de Washington entrou em vigor durante o governo de Collor de Mello.

Consenso de ventilação mecânica

O consenso de ventilação mecânica é um conjunto de normas e diretrizes de atuação usadas no caso de uma pessoa necessitar de suporte ventilatório, por motivos de insuficiência respiratória.

Os consensos são bastante comuns na área da medicina, pois consistem em padrões de procedimentos que são escolhidos para intervenção no caso de doenças ou acidentes.

Data de atualização: 29/08/2013.