Significado de Contenção

O que é Contenção:

A contenção é a ação ou efeito de reprimir, represar alguma coisa. Quer dizer de algo que está contido, sob controle e não se movimenta.

Em tempos de crise econômica, é comum se ouvir falar em contenção de despesas ou contenção de gastos, que significa segurar compras desnecessárias. Quer dizer economizar no consumo, optando por marcas mais baratas e poupando as quantidades, sem desperdícios.

Outra exemplo é a expressão contenção de água., quando é formada uma represa do recurso natural para motivos diversos.

No sentido de contenda, significa entrar em uma briga, debate ou disputa. Como no exemplo: "Foi deflagrada uma contenção sobre política entre os dois amigos".

A contenção ortodôntica é um artefato utilizado no final do tratamento por aqueles que fizeram uso de aparelhos fixos. É uma haste de metal atrás dos dentes, combinado ao aparelho móvel de contenção, que garante que eles não irão se movimentar depois de retirado o fixo.

Na Engenharia Civil, contenção é também um tipo de muro ou estrutura para segurar encostas e regiões com deslizamento de terra.

Sinônimos de Contenção

  • Economia
  • Represa
  • Controle
  • Contenda

Contenção e Contensão

No sentido daquilo que contém, a palavra é escrita com ç, sendo contenção. O termo contensão existe na língua portuguesa e corresponde a grande concentração ou esforço da parte intelectual. Como na frase: "A contensão por parte do aluno é essencial para o desenvolvimento da tese"

Data de atualização: 29/07/2016.