Significado de Cooperativa

O que é uma Cooperativa:

Cooperativa é uma forma de associação entre indivíduos que tem como objetivo uma atividade comum, e que seja trabalhada de forma a gerar benefícios iguais a todos os membros, os chamados cooperados.

A base do funcionamento de uma cooperativa é a ação mútua, em cooperação. O investimento para todas as partes é o mesmo e o retorno também.

Uma das atividades mais básicas em cooperativa é a compra de suprimentos para pequenos produtores. Por exemplo, um grupo de vários produtores reunidos consegue negociar melhores preços com os fornecedores do que isoladamente, ao comprar em quantidades pequenas.

Entre as cooperativas mais comuns estão as cooperativas agrícolas, organizações de trabalhadores rurais independentes que através da cooperativa vendem sua produção. E também a cooperativa de crédito, uma espécie de banco ou financeira, mas que não tem como objetivo o lucro para os investidores da companhia, e sim a geração de renda entre todos os cooperados.

Uma cooperativa no Brasil deve reunir um grupo social ou econômico que tenha o mesmo propósito e interesses, sob a forma de uma ação conjunta que deve ser voluntária, e os resultados devem ser comum a todos.

O cooperativismo no Brasil é regulado pela Lei 5.764 de 16 de dezembro de 1971.

Tipos de Cooperativas

As cooperativas podem apresentar diversos tipos de atividade, dependendo do seu objetivo. As mais comuns no Brasil são as seguintes:

Cooperativas de Crédito

As cooperativas de crédito funcionam como uma espécie de instituição financeira, mas em que não existe correntista e sim um cooperado. Elas atuam também como forma de financiar a produção, seja produtores rurais ou negócios urbanos. Os cooperados podem fazer empréstimos a taxas menores do que os bancos oferecem, e também fazem investimentos que retornarão valorizados devido aos ganhos da cooperativa.

Uma cooperativa de crédito não é um banco e não pode ter fins lucrativos. Todo e qualquer lucro deve ser analisado em assembleia com todos os cooperados, onde é decidido o que fazer com os valores que sobraram das movimentações. Todas as operações das cooperativas de crédito são acompanhadas pelo Banco Central.

Cooperativas de Trabalho

Na cooperativa de trabalho os indivíduos reúnem-se sob o cooperativismo de forma a conseguirem melhores condições gerais de trabalho, qualificação ou maior renda. Como por exemplo os taxistas. As cooperativas de trabalho podem tanto ser de produção, quando reúne-se os produtos de cada trabalhador, ou de serviço, quando os cooperados oferecem serviços a serem realizados e não produtos a serem vendidos.

Cooperativas de Produção

As cooperativas de produção são aquelas geralmente associadas ao setor primário da economia, sendo um exemplo delas as cooperativas agrícolas. Essas organizações processam e vendem a produção de grãos, por exemplo, para pequenos produtores.

Cooperativas de Consumo

As cooperativas de consumo são o tipo mais antigo de cooperativas, e funciona por meio da contribuição dos cooperados para a compra de artigos de consumo - originalmente para alimentação. São realizadas compras em grandes quantidades, direto com os produtores, e então repassadas à cooperativa, que oferece aos cooperados a preços melhores do que o mercado tradicional.

Cooperativas Habitacionais

As cooperativas habitacionais podem ser para a construção de casas para os cooperados, em regime de mutirão, formadas por profissionais da construção civil com o objetivo de construir casas para eles e/ou outros, e ainda as cooperativas que financiam as casas para os cooperados.

Data de atualização: 16/11/2016.