Significado de Copyleft

O que é Copyleft:

Copyleft significa o direito de permissão de cópia de uma obra por outros usuários, dando a liberdade de copiar, modificar e redistribuir, exigindo que esse direito seja mantido em todas as versões modificadas.

O termo “copyleft” é formado pelas palavras inglesas “copy”, que significa “cópia” e “left”, que significa “esquerdo”. Literalmente, seria "esquerdo de cópia", mas geralmente o termo é traduzido por “permitida a cópia”.

Copyleft surge do trocadilho com “copyright”, o direito de copiar, neste caso, atribuição de direitos ao proprietário impedindo reproduções não autorizadas da obra. Copyleft transmite precisamente a ideia de que haverá sempre garantia de liberdade para os usuários reproduzirem a obra.

Muito usado na informática, o copyleft é adotado por programadores que desenvolvem um software novo e pretendem que seja melhorado pela comunidade de usuários.

O software é registrado usando uma licença de software livre, atribuindo o direito a qualquer pessoa de copiar, usar, modificar e redistribuir o código-fonte do programa. Desta forma, o código pode ser livremente acessado e modificado pelos usuários. Geralmente consta no código os termos de licença e o nome do autor do software.

As versões modificadas de um trabalho estarão sempre vinculadas ao acordo de licenciamento.

Data de atualização: 05/09/2013.