Coreia do Norte

Como é a Coreia do Norte

A Coreia do Norte é um país localizado no hemisfério norte do continente asiático e faz fronteira com a China, Rússia e Coreia do Sul. Desde sua fundação, em 1945, é governada pela família Kim, em regime ditatorial.

  • Presidente da Coreia do Norte (eterno): Kim Il-Sung (1912 -1994)
  • Chefe de Estado: Kim Jong-Un
  • Capital da Coreia do Norte: Pyongyang

Bandeira da Coreia do norteBandeira da Coreia do Norte.

Oficialmente conhecida como República Democrática Popular da Coreia, o país socialista tem cerca de 25 milhões de habitantes. Os norte-coreanos quase não têm contato com o mundo externo, não têm acesso à internet e estão em constante vigilância.

Os estrangeiros também têm visitas restritas ao país. O turismo só pode ser realizado com o acompanhamento de agências de viagens e não é possível interagir livremente com a população local.

Os cidadãos devem adoração ao líder e qualquer manifestação contrária ao governo é considerada crime. Os presos políticos do país são enviados para campos de trabalho, onde passam fome, são torturado e forçados a trabalhar.

Entenda a diferença entre democracia e ditadura.

História da Coreia do Norte

No início do século XX, a península coreana foi invadida e dominada pelo Japão. O Japão passava por uma fase de expansão imperialista e avançava sobre a ásia continental para conquistar novos territórios.

Na Europa, a Alemanha de Hitler e a Itália de Benito Mussolini também empreendiam ações para conquistar novos territórios. A partir do ano de 1936, essas três nações tornaram-se aliadas e formaram o grupo do Eixo, que seria derrotado na Segunda Guerra Mundial.

Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial.

Ao final desse conflito, as nações que pertenciam ao grupo dos Aliados expulsaram o Japão da península coreana e a dividiram entre as duas maiores potências naquele momento: União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e Estados Unidos.

A parte do norte ficou sob controle da URSS e o sul, dos Estados Unidos. A linha que dividia os dois territórios é conhecida como paralelo 38.

Mapa Coreia do norteMapa da península coreana.

Em 1948, soviéticos e americanos saem da península e dois governos são formados. A Coreia do Norte passa a ser governada por Kim Il-Sung, que permanece 46 anos no poder, até a sua morte.

Em 1950, Kim Il-Sung envia tropas para o sul e assim se inicia a Guerra da Coreia, que durou 3 anos e deixou cerca de 2,5 milhões de mortos e feridos.

Em 1953 foi assinado um cessar fogo entre os dois governantes, porém um acordo de paz nunca foi assinado. Isso significa que as duas coreias, oficialmente, permanecem em guerra até os dias atuais.

A Coreia do Norte dependia economicamente da União Soviética, mas quando esta chegou ao seu fim, em 1991, o país sofreu um duro golpe econômico.

Com o fim do apoio da URSS, somado à ocorrência de fenômenos climáticos intensos, a Coreia do Norte enfrenta uma grande fome entre os anos 1994 e 1998. Acredita-se que o número de mortos possa ter passado de 3 milhões nesse período.

Kim Il-Sung morre em 1994 e seu filho, Kim Jong-Il assume a liderança do país em 1997, posição que ocupa até 2011, ano de sua morte. Nesse ano, Kim Jong-Un assume a chefia do Estado.

Veja também o significado URSS.

Presidente Coreia do NorteKim Jong-Un, atual chefe de Estado da Coreia do Norte.

A produção de armas atômicas, que já estava sendo desenvolvida pelo país, é acelerada com Kim Jong-un. O líder, em 2006, anunciou a conclusão exitosa de seu primeiro teste nuclear.

A Coreia do Norte tem hoje, além de ogivas nucleares, um míssil balístico intercontinental e é considerada uma das maiores ameaças atômicas do mundo.

Por esse motivo, desde 2006, o país vem sofrendo embargos e sanções da comunidade internacional, o que faz crescer o isolamento do país.

Em 2018, os líderes da Coreia do Norte e Coreia do Sul se encontraram na fronteira. Foi a primeira vez, desde 1953, que os chefes das duas coreias cruzaram a fronteira.

Em 2019, Kim Jong-Un se encontra com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O objetivo era chegar a um acordo sobre a desnuclearização da península coreana, porém um acordo não foi feito e a desconfiança e apreensão sobre os avanços nucleares da Coreia do Norte continuam.

Entenda mais sobre bomba atômica.

Kim jong un e TrumpKim Jong-Un cumprimenta Donalt Trump.

Líderes da Coreia do Norte

A Coreia do Norte, ao longo dos seus mais de 70 anos de história, foi governada por três líderes. A liderança do país é passada de pai para filho, veja os período de governo de cada um deles:

  • Kim Il-Sung: 1972 - 1994
  • Kim Jong-Il: 1994 - 2011
  • Kim Jong-Un: 2011 - Atual

Kim Il-Sung foi o fundador da Coreia do Norte e é considerado o eterno presidente. Há imagens suas e de seu filho (Kim Jong-Il) espalhadas pelas ruas, estabelecimentos e casas no Coreia do Norte.

Presidentes Coreia do norteMonumentos em homenagem à Kim Il-Sung e Kim Jong-Il em Pyongyang.

O líder atual, Kim Jong-Un, ainda não é representado por imagens, o que acontecerá apenas após a sua morte. Os líderes são considerados seres divinos, iluminados e infalíveis e a sua adoração pelo povo é compulsória.

A cada 5 anos são realizadas eleições para o cargo de chefe de Estado na Coreia do Norte, porém a única opção é o próprio líder atual. Existe apenas um partido no país, o Partido dos Trabalhadores da Coreia.

Pyongyang: a capital da Coreia do Norte

Pyongyang é a capital da República Democrática Popular da Coreia, nessa cidade vivem cerca de 3 milhões de habitantes. Essa cidade é considerada uma vitrine para os estrangeiros, ela é limpa, organizada e moderna.

A cidade não mostra sinais de desigualdade social e pobreza, porém apenas as pessoas consideradas mais fiéis ao governo vivem nessa cidade. Pyongyang é a cidade destinada à elite.

PyongyangFoto da capital da Capital da Coreia do Norte, Pyongyang.

A maioria dos recursos que não é destinado ao programa nuclear, é investida na capital. Nas ruas carros novos, prédios altos e modernos, lojas com produtos importados e instalações para serviços de estudo, saúde e entretenimento.

Apesar disso, nem mesmo na capital há energia suficiente. Todos os dias, durante algumas horas, o abastecimento de energia é interrompido. Satélites capturaram fotos do país em quase completa escuridão.

Coreia do Norte iluminaçãoPenínsula coreana, com Coreia do Sul iluminada e Coreia do Norte na escuridão.

Curiosidades sobre a Coreia do Norte

  • O serviço militar dura, em média, 6 anos;
  • As crianças com talento musical reconhecido devem praticar entre 3 e 5 horas diárias;
  • Há um número determinado de tipos de cortes de cabelo para homens e mulheres;
  • Caso queiram viajar para um distrito diferente do que vivem, os norte-coreanos precisam de autorização;
  • Músicas ocidentais e sul-coreanas são proibidas;
  • Cristãos são perseguidos, e budistas são considerado hostis;
  • 1912, ano de nascimento de Kim Il-Sung, é considerado o ano 1;
  • Uma punição dura gerações na Coreia. Além da pessoa que comete o crime, seus filhos e netos serão punidos;
  • O cultivo, a distribuição e o consumo de maconha no país é legal;
  • Na cidade fronteiriça Kijong-Dong está localizada a maior bandeira do mundo, que pesa cerca de 270 kg.

Veja também o significado de comunismo e socialismo.

Data de atualização: 05/12/2019.